Presidente da Funai fala sobre situação dos índios no Roda Viva

Márcio Meira será o entrevistado do Roda Viva, nesta segunda-feira, 02, às 22h40, na TV Cultura

dom, 01/06/2008 - 12h15 | Do Portal do Governo

O presidente da Funai – Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira, será entrevistado ao vivo, no Roda Viva, nesta segunda-feira (02/06), às 22h40, na TV Cultura, com mediação de Alexandre Machado.

Os índios brasileiros estão em alerta. Os conflitos aumentam à medida em que a agricultura, hidrelétricas e a busca por riquezas naturais invadem as suas terras. Enquanto setores do empresariado e da política argumentam sobre a necessidade de desenvolvimento regional e atuam na expansão dos negócios, os defensores das reservas indígenas insistem na manutenção das áreas.

Dos possíveis cinco milhões de índios na época do descobrimento do Brasil, restam hoje cerca de 500 mil, distribuídos em 220 etnias que falam 180 idiomas. Eles vivem em reservas que atualmente representam 12,5% do território brasileiro. Atualmente, das 616 terras indígenas registradas no país, 401 já passaram por todo o processo para reconhecimento e estão regulares. As demais seguem no processo de reconhecimento.

A Fundação Nacional do Índio é encarregada de estabelecer e executar a política indígena no Brasil. Márcio Meira é historiador e antropólogo e está na presidência da Funai desde março de 2007. Estudioso das questões indígenas, ele participou da elaboração dos laudos antropológicos e da demarcação das terras indígenas no Rio Negro, além de ser autor de várias publicações sobre povos indígenas e as relações entre extrativistas e comerciantes no interior da Amazônia.

A bancada de entrevistadores será formada por: Demétrio Weber, repórter do jornal O Globo; Washington Novaes, jornalista e supervisor do quadro biodiversidade do programa Repórter Eco, da TV Cultura; Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal O Estado de S. Paulo; Claudio Angelo, editor de ciência do jornal Folha de S. Paulo; e Ricardo Noblat, jornalista, Blog do Noblat.

Na próxima semana, dia 9 de junho, a jornalista Lillian Witte Fibe estréia como apresentadora do programa, ao vivo.

Da Fundação Padre Anchieta

(L.F.)