Presidente da EMTU vistoria obras do Corredor

Almeida também inspecionou os trabalhos de construção do Terminal Hortolândia

ter, 17/04/2007 - 19h24 | Do Portal do Governo

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida, visitou nesta terça-feira, 17, as obras do Corredor Metropolitano Noroeste. Acompanhado dos engenheiros das construtoras, o presidente também inspecionou os trabalhos de construção do Terminal Hortolândia.

Nessa área de intervenção (Lote 1B – CBPO / Andrade Gutierrez), que corre no município de Hortolândia, já foram removidas as 15 torres desativadas de transmissão de energia elétrica, na Av. Olivio Franceschini, e estão em execução os trabalhos da duplicação da Av. Santana, no Jardim Amanda, da duplicação da Av. Olivio Franceschini e de construção do Terminal Hortolândia. Também está em construção da Estação da Bosch, na Av. Lix da Cunha, em Campinas (Lote 1 A – OAS/SA Paulista). Estão em andamento, ainda, os trabalhos na ligação Campinas – Hortolândia (Lote 2 – Queiroz Galvão/Camargo Correia) em dois pontos: no trecho Campinas, na altura do Jardim Campo Grande, e em Hortolândia, próximo à Rodovia SP 101.

Todas as intervenções em andamento devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.

Corredor Metropolitano Noroeste

O Governo do Estado de São Paulo reorganizará o transporte intermunicipal de passageiros na RMC e a ação principal é a construção do Corredor Metropolitano Noroeste onde estão concentrados cerca de 70% dos usuários transportados. O corredor terá 32,7 Km de extensão e atenderá, nesta fase, as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré com integração em Monte Mor. A implantação foi dividida em três frentes de trabalho (Lotes 1 A, 1B e 2).

O projeto, desenvolvido pela EMTU/SP e coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, reorganizará as linhas de ônibus, por meio de moderna infra-estrutura (terminais de integração, estações de transferência, construção de viários e faixas exclusivas para ônibus). Essas obras permitirão a integração mais eficiente entre as linhas municipais e intermunicipais, mudando significativamente a forma de viajar pelas cidades.

Dos R$ 146,7 milhões previstos para esta obra, foram repassados à EMTU/SP em 2007 R$ 60, 5 milhões. Em 2006 a empresa recebeu R$ 23,8 milhões.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos