Presidente da Assembleia assume interinamente o governo do Estado

Ele estará à frente do Executivo estadual até o próximo domingo, 11

sex, 09/01/2009 - 10h26 | Do Portal do Governo

Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 8, na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, o deputado Vaz de Lima, tomou posse como governador do Estado de São Paulo. Ele estará à frente do Executivo estadual até o próximo domingo, 11, em virtude de viagem do vice-governador Alberto Goldman, à frente do Executivo paulista desde o dia 3, quando o governador José Serra viajou a Nova Iorque para tratar de assuntos de interesse público.

Goldman partiu ontem para a Costa Rica, onde assinou convênio de cooperação institucional entre o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AYA) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  A posse foi efetivada pelos 1º e 3º secretários da Casa, respectivamente Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PV), na presença de uma comissão representativa de parlamentares e do vice-presidente Waldir Agnello (PTB), que passa a exercer interinamente a presidência da Assembleia.

Em seu discurso oficial, Vaz de Lima expressou o que sentia com uma frase do escritor Machado de Assis: “O homem é um alfabeto de sensações”. Segundo ele, a decisão de pronunciar o compromisso de posse na própria sede do Legislativo é uma forma de homenagear a Casa. “Quero que todos os deputados estaduais se sintam um pouco governadores comigo”, disse o chefe do Executivo em exercício.

Para Waldir Agnello, que passa a exercer, também interinamente, a presidência do Legislativo paulista, a transmissão do cargo de governador ao chefe do Legislativo é um sinal da normalidade democrática que o país está vivendo.

O termo de transmissão da governança foi lido pelo secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, na presença dos também secretários estaduais Aloysio Nunes Ferreira, da Casa Civil; Ronaldo Marzagão, da Segurança Pública, e Linamara Rizzo Battistella, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do deputado estadual Rodrigo Garcia, ex-presidente da Assembleia e atual secretário de Desburocratização do Município de São Paulo.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Adriano Diogo (PT), Davi Zaia (PPS), Mozart Russomano (PP), Edson Giriboni (PV), Fernando Capez (PSDB), Antonio Salim Curiati (PP), Baleia Rossi (PMDB), João Caramez (PSDB), Uebe Rezeck (PMDB), Roberto Massaferra (PSDB), Said Mourad (PSC), Chico Sardelli (PV), Jonas Donizette (PSB), Hélio Nishimoto (PSDB), Gilmaci Santos (PRB e Rafael Silva (PDT). Também estavam presentes os deputados federais paulistas Antonio Bulhões (PMDB) e Antônio Carlos Mendes Thame, presidente estadual do PSDB, e o presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado, Roberto Braguim.

Despachos

Depois da cerimônia de posse, o então governador em exercício, deputado Vaz de Lima, dirigiu-se à sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, de onde despachou junto com alguns secretários estaduais como Aloysio Nunes Ferreira, da Casa Civil e Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O governador ainda recebeu a visita de deputados e do ex-governador, Orestes Quércia.

Ainda no Palácio dos Bandeirantes, Vaz de Lima realizou audiências para deliberações e assinatura de resoluções oficiais que serão publicadas no Diário Oficial. Sobre suas novas funções como governador, o deputado afirmou estar acostumado com a dinâmica administrativa. “Os trâmites do Executivo não me criam nenhum embaraço, nenhum problema”, afirmou.

Sobre o deputado Waldir Agnelo, presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Vaz de Lima explicou ser a sexta vez que o deputado assume o cargo “Agnelo cumpriu rigorosamente suas obrigações em todas as vezes que assumiu o cargo de presidente da Assembleia e agora me dá a tranqüilidade de governar o Estado durante estes dias de ausência do governador José Serra”, concluiu.

Agenda

Nesta sexta-feira, 9, o governador em exercício participa da inauguração do complexo de diagnóstico por imagem da Santa Casa de Barretos. Durante o ato, será entregue o equipamento de ressonância magnética da Santa Casa.

Vaz de Lima também estará em Araçatuba, para a inauguração de obras de recuperação de vicinais, e em São José do Rio Preto, para visita às obras do Hospital da Criança e assinatura de convênios do Pró Santa Casa com hospitais da região (Catanduva, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Monte Aprazível, Novo Horizonte e São José do Rio Preto).

Mariana Garbin com Assembleia Legislativa de São Paulo