Presidente Bernardes ganha o 4° Polo Regional de Moda

Vinte e seis alunos estão divididos em duas turmas, que aprendem as técnicas de costura

ter, 06/03/2012 - 19h15 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado Lu Alckmin inaugurou na tarde de terça-feira, 6, o Polo Regional de Moda de Presidente Bernardes.

O curso para os moradores da cidade teve início no dia 27 de fevereiro. São 26 alunos, divididos em duas turmas, que aprendem as técnicas de costura todas as segundas, quartas e sextas-feiras. A unidade atenderá os 52 municípios da região de Presidente Prudente, sendo que seis deles já encaminharam multiplicadores: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Emilianópolis, Marabá Paulista e Narandiba.

“Nessa região inauguraremos, no dia 27 de março, outro Polo que fica em Adamantina. O nosso objetivo é capacitar, oferecer uma oportunidade para que essas pessoas consigam um emprego na área, formem uma cooperativa ou aumentem sua renda familiar”, explicou a presidente do Fussesp.

Para implantação do projeto, o Fundo Social repassou um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte e orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Os alunos que são do município e estão desempregados (mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego) recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

“Contamos com três Escolas de Moda na capital e agora começamos a implantar os Polos Regionais. Ao todo, serão 56 unidades. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil”, concluiu a presidente do Fussesp.

Confira aqui a relação completa dos municípios e entidades assistenciais que serão Polos.

Do Fussesp