Presença feminina na produção nacional é o tema da 5ª mostra Novíssimo de Cinema Brasileiro

Apresentada no Cinema da USP, edição de 2016 traz 17 filmes com quatro pré-estreias

dom, 21/02/2016 - 21h01 | Do Portal do Governo

A representatividade feminina na produção do cinema nacional é uma das principais reflexões presentes na 5ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, em exibição a partir desta segunda-feira (22) no Cinusp – Cinema da USP, em São Paulo.

No total, serão 17 filmes, quatro pré-estreias e quatro debates. A programação gratuita segue até o dia 13 de março em duas salas de exibições, uma na Cidade Universitária, na zona oeste, e outra no Centro Universitário Maria Antônia, na região da Consolação.

A mostra vai contar com narrativas de diferentes temáticas. Como o longa Que horas ela volta?, escrito e dirigido por Anna Muylaert, transita entre o drama e a comédia e retoma temas caros ao cinema brasileiro, como a estrutura de classes e as mudanças sociais. A produção conta com a presença de mulheres como condutoras tanto da narrativa como da equipe técnica –  diretora, diretora de fotografia, técnica de som e montadora.  

Outro destaque é o filme Loucas pra Casar, maior bilheteria do cinema nacional em 2015, terá uma sessão especial seguida de debate com a pesquisadora e crítica Ilana Feldman e com a professora e pesquisadora Esther Hamburger. Confira no site da USP a programação completa da 5ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro.

Por dentro das telonas
É crescente o número de produções influenciadas pelo debate político recente, com destaque para a participação e representatividade feminina. Os trabalhos selecionados destacam não apenas as mulheres personagens, que protagonizam grande parte dos filmes dessa curadoria, mas também as diretoras, as atrizes, as fotógrafas, montadoras, roteiristas, produtoras etc.

Em números absolutos a participação feminina na direção do cinema nacional ainda precisa de maior enjamento. Elas ficaram com 14,8% dos filmes em 2015, de acordo com dados divulgados pela ANCINE, um aumento de 1,6% na participação em relação ao ano anterior.

Além disso, a relevância na crítica e o desempenho no mercado de muitos desses títulos fez das diretoras mulheres responsáveis por 20% da bilheteria nacional. Ou seja, filmes dirigidos por mulheres tiveram, em média, um resultado de público 44% maior do que o dos homens.

SERVIÇO
Novíssimo Cinema Brasileiro
Quando | De 22 de fevereiro a 13 de março de 2016
Onde | CINUSP “Paulo Emílio” e Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA)
Endereços | CINUSP – Rua do Anfiteatro 181, Colméia, Favo 04, Cidade Universitária e CEUMA – Rua Maria Antonia, 294, Consolação.
Quanto | Gratuito

Do Portal do Governo do Estado