Prêmio USP de Direitos Humanos está com inscrições abertas

Inscrições podem ser feitas até 30 de setembro

seg, 31/07/2006 - 15h36 | Do Portal do Governo

Até o dia 30 de setembro estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio USP de Direitos Humanos. A homenagem busca identificar e distinguir, anualmente, pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil. Serão atribuídos prêmios às modalidades individual e institucional.

Troféu e diploma 

Receberão troféu e diploma quem for identificado pela Comissão de Direitos Humanos da universidade como promotor desses valores. A entrega da premiação será feita pelo reitor da USP, preferencialmente, no dia 10 de dezembro, data da celebração da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Na cerimônia, os vencedores apresentarão relato de seus trabalhos ou atividades.

O prêmio individual é destinado à pessoa que se destacar por pesquisa ou ações desenvolvidas na defesa e na divulgação dos direitos humanos, da paz, da tolerância e da justiça social. Enquanto o institucional premia instituições ou grupo de pessoas que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisas ou atividades para a difusão e promoção dos direitos humanos.

Paz e tolerância 

Criado pelo então reitor da USP, Jacques Marcovitch, no final de 1997, as primeiras inscrições de candidatos ocorreram dois anos depois, em 1999. De lá para cá, há premiações anuais de ações afirmativas de pessoas e de instituições ou entidades compromissadas com valores éticos universais, com o avanço da paz entre os povos e a tolerância às diferenças e às minorias.

SERVIÇO

Inscrições podem ser enviadas pelo

E-mail (direitoshumanos@usp.br)

Direcionado à professora Maria Luiza Marcílio, presidente da comissão ou à Comissão de Direitos Humanos da USP:

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – 1º. andar –

Sala 102 – CEP 01222-010 – São Paulo – SP

Ou pessoalmente no mesmo endereço

Mais informações, pelos telefones (11) 3255 5538 e 3091 2209 ou no site www.direitoshumanos.usp.br.

 Da Agência Imprensa Oficial