Prêmio Trote Cidadão Paulista finaliza edição de 2020 com participação de 51 polos

Alunos desenvolveram no início do ano letivo diversas iniciativas voltadas à comunidade; vencedores serão conhecidos em junho

dom, 31/05/2020 - 12h03 | Do Portal do Governo

O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, ação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, finalizou a edição deste ano com a inscrição de 70 projetos de 51 polos de ensino da capital, interior e litoral do estado.

A iniciativa beneficiou diversos municípios com atividades de estudantes veteranos, que se uniram aos orientadores de polos para desenvolver tarefas instrutivas aos calouros e impactar positivamente cidades e seus moradores. Todas as práticas aconteceram no início do ano letivo, antes da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A premiação foi idealizada com o objetivo de destacar e reconhecer os melhores projetos de Trote Cidadão realizados pelos alunos de graduação da universidade, além de contribuir na formação de profissionais conscientes. As medidas buscam estimular o voluntariado e estimular o desenvolvimento do empreendedorismo social em atividades realizadas com a comunidade.

Os projetos abrangeram temas diversificados, entre eles, a preservação do meio ambiente e locais públicos, proteção aos animais, doação de sangue, incentivo à leitura e à saúde e outros tópicos relevantes.

Comportamento empreendedor

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a ação foi importante para despertar a empatia com o próximo e o comportamento empreendedor. “Tivemos resultados significativos, que supriram necessidades da população local. A iniciativa se aproximou da ideia dos projetos integradores desenvolvidos por nossos alunos, nos quais o desafio é encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Em nome da universidade, gostaria de agradecer aos participantes”, ressalta.

As equipes foram formadas por quatro ou seis pessoas, entre estudantes e orientadores de polos, que participaram de capacitações específicas voltadas ao Trote Cidadão Paulista. Os times puderam envolver alunos de diferentes cursos, porém todos da mesma unidade presencial.

Devido à pandemia de COVID-19, nem todos os projetos inscritos puderam ser concluídos. Foram enviados 36 relatórios finais, que passam por avaliação de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da universidade e da Fundação Educar DPaschoal. O resultado será divulgado em junho. Todos os envolvidos serão certificados.

Pesquisa  

A Univesp fez um levantamento com os polos sobre a premiação. A pesquisa apontou que 89,5% dos entrevistados ficaram satisfeitos com os resultados alcançados. Para a orientadora do polo de Marília, Maria Peres, a ação despertou a responsabilidade social dos alunos e incentivou a reflexão solidária no município. Já para a orientadora de Bariri, Dayane Silva, a iniciativa do grupo superou as expectativas. “Conseguimos arrecadar mais de 10 mil unidades de fraldas geriátricas para o Lar Vicentino, que atende idosos da região. O local ficará abastecido por cinco meses”, afirma.

A lista dos participantes pode ser conferida pela internet.