Prêmio São Paulo de Literatura promove bate-papo em Presidente Prudente

Escritor Julián Fuks, finalista do concurso, é o convidado do evento gratuito no dia 29 de agosto

ter, 28/08/2012 - 13h01 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez desde que foi criado, o Prêmio São Paulo de Literatura promoverá eventos com escritores finalistas em cidades do interior do Estado. O roteiro inclui Presidente Prudente, que nessa quarta-feira, 29, recebe o escritor Julián Fuks para um bate-papo com leitores no Centro Cultural Matarazzo. O encontro acontece a partir das 19h, com participação gratuita.

LEIA TAMBÉM
Prêmio São Paulo de Literatura promove bate-papo com escritores finalistas  

Citado pela revista britânica Granta, especializada em literatura, como um dos 20 melhores escritores jovens brasileiros, Julián concorre ao Prêmio São Paulo de Literatura 2012 com o livro Procura do Romance, na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. O texto parte da história de um escritor em crise para tratar do penoso processo de elaboração de um livro, versando sobre a dúvida, a dor e a indecisão no ato de escrever.

O roteiro do Prêmio pelo interior inclui ainda as cidades de Araraquara (3/9), São Carlos (4/9) e Lençóis Paulista (5/9). A proposta destes encontros é possibilitar a aproximação entre leitores e autores, em conversas descontraídas sobre a literatura e o ofício da escrita. Confira a lista completa de finalistas e a programação dos eventos em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.

Sobre o Prêmio

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008 como uma ação de estímulo à criação literária e incentivo à leitura, o Prêmio São Paulo de Literatura está em sua quinta edição. Trata-se do maior prêmio literário do Brasil em valor concedido aos vencedores – R$ 400 mil no total.  Entre 209 livros inscritos – todos romances de ficção, em língua portuguesa e lançados em 2011 -, 20 foram selecionados por um júri inicial como finalistas, sendo 10 em cada categoria: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante.

Os vencedores serão conhecidos no dia 24/9 em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa e receberão, cada um, R$ 200 mil.

SERVIÇO
Bate-Papo do Prêmio São Paulo de Literatura 2012
Data e horário: 29/8, das 19h às 21h
Local: Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes – Presidente Prudente
O evento é gratuito e requer inscrição prévia
Informações: www.premiosaopaulodeliteratura.org.br | Tel.: (11) 3155.5444