Prêmio São Paulo de Literatura já tem seus vencedores; saiba mais

Tempo de Espalhar Pedras (Cosac Naify), do potiguar Estevão Azevedo, foi eleito pelo júri do Prêmio São Paulo de Literatura o Melhor Livro do Ano

ter, 01/12/2015 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literautura anunciou seus vencedores na noite desta última segunda-feira (30), durante cerimônia na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

Tempo de Espalhar Pedras (Cosac Naify), do potiguar Estevão Azevedo, foi eleito pelo júri do Prêmio São Paulo de Literatura o Melhor Livro do Ano, enquanto a pernambucana Micheliny Verunschk, com Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida (Patuá), foi contemplada na categoria Autor Estreante +40 e Débora Ferraz, também pernambucana, recebeu prêmio na categoria Autor Estreante -40, com o romance Enquanto Deus Não Está Olhando (Record).

Valores da premiação
Estevão receberá o prêmio de R$ 200 mil, enquanto as autoras estreantes levam R$ 100 mil cada. Esta contou com 215 obras inscritas e se destacou pelo alcance nacional: foram 21 finalistas de nove estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e São Paulo.  

Júri final
O Júri final do Prêmio São Paulo de Literatura, responsável pela definição dos três vencedores dentre os 21 finalistas, foi composto por cinco profissionais ligados ao segmento literário: Francisco Foot Hardman, historiador e professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, Jiro Takahashi, professor das disciplinas Literatura, Leitura e Produção de Textos e Estilística do curso de Letras do Centro Universitário Ibero-Americano, Maria Fernanda de Carvalho Rodrigues, repórter e colunista de literatura do jornal O Estado de S. Paulo, Rogério Pereira, fundador do jornal Rascunho, de Curitiba, especializado em literatura, idealizador do Paiol Literário e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, e Sylvia de Albernaz Machado do Carmo Guimarães, co-fundadora da ONG Vaga Lume, que promove intercâmbios culturais por meio de leitura, escrita e oralidade.

Sobre o Prêmio São Paulo de Literatura 2015
Criado em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura é o maior do País em valor individual e tem como principais objetivos incentivar a produção literária de qualidade, apoiar e valorizar novos autores e editoras independentes, além de incentivar a leitura.

Ao todo, 215 livros entraram na competição: 111 de autores veteranos e 104 de autores estreantes. Esta edição contou com um aumento de 40% nas inscrições em comparação ao ano passado, quando 153 livros disputaram o prêmio – 67 obras na categoria “Melhor Livro” e 86 obras de Autores Estreantes.

Mais informações, acesse o site do Prêmio São Paulo de Literatura.

Do Portal do Governo do Estado