Prêmio São Paulo de Literatura anuncia vencedores

Raimundo Carrero e Edney Silvestre são os vencedores nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, respectivamente

seg, 02/08/2010 - 17h03 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literatura, o maior em valor da Língua Portuguesa, foi concedido pelo Governo, por meio da Secretaria da Cultura, para os autores Raimundo Carrero e Edney Silvestre, nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, respectivamente. Pelo prêmio, os vencedores recebem R$ 200 mil cada. A divulgação dos vencedores foi realizada na segunda-feira, 2, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, que contou com a presença do secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

“Incentivar a leitura em todos os momentos é um dos focos das ações do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, temos programas como o Viagem Literária, que leva autores renomados para conversas em bibliotecas públicas, o Festival da Mantiqueira, que promove a aproximação do público leitor com seus autores preferidos, e ainda o Prêmio São Paulo, que celebra os melhores romances publicados no ano”, afirmou o secretário Andrea Matarazzo.

Raimundo Carrero e Edney Silvestre foram eleitos vencedores a partir de 217 romances inscritos. Fizeram parte do júri: Walther Moreira Santos, Luiz Felipe Pondé, Moacyr Scliar, Plínio Martins e Valentim Facioli.

Confira a sinopse dos livros vencedores
(textos do escritor Estevão Azevedo)

Categoria: Melhor Livro do Ano
Autor: Raimundo Carrero
Título: A minha alma é irmã de Deus (Editora Record)
Camila aspira à santidade e à virgindade. Muitas vezes, gostaria de ser Raquel, prostituta de “corpo social”. Noutras vezes, Isís, a que vive loucamente, Mariana ou Paloma. Pode Camila ser muitas, partida? Sequestrada por Leonardo, pastor de seita própria, músico de rua e maltrapilho, ela perambula por ruínas, ruas e entre detritos, neste romance de muitas vozes.
Raimundo Carrero nasceu em Salgueiro (PE), em 1947. É autor de diversos livros, entre eles os romances Maçã agreste, Somos pedras que se consomem, vencedor do APCA e do Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, e O amor não tem bons sentimentos, finalista do Portugal Telecom.

Categoria: Melhor Livro – Autor Estreante
Autor: Edney Silvestre
Título: Se eu fechar os olhos agora (Editora Record)
Nesta história de amizade e de perda da inocência, Paulo e Eduardo, durante uma brincadeira à beira de um lago, tropeçam no cadáver mutilado de uma mulher estonteante. Edney Silvestre nos conduz, na companhia dos garotos e de um velho misterioso, aos terríveis segredos da elite de uma pequena cidade. O pano de fundo: alguns dos acontecimentos marcantes da política e da cultura brasileira e mundial de meados do século passado.
Edney Silvestre nasceu em Valença (RJ) e é escritor e jornalista. Foi correspondente internacional da Rede Globo. É apresentador do Espaço Aberto Literatura, na GloboNews. Publicou, entre outros, Dias de cachorro louco, Outros tempos e Contestadores.

Veja a lista completa dos finalistas (em ordem alfabética)

Melhor Livro do Ano (de 2009):
Bernardo Carvalho, O filho da mãe (Companhia das Letras)
Chico Buarque, Leite derramado (Companhia das Letras)
João Ubaldo Ribeiro, O albatroz azul (Nova Fronteira)
Luiz Ruffato, Estive em Lisboa e lembrei de você (Companhia das Letras)
Ondjaki, AvóDezanove e o Segredo do soviético (Companhia das Letras)
Paulo Rodrigues, As vozes do sótão (Cosac Naify)
Raimundo Carrero, A minha alma é irmã de Deus (Record)
Reinaldo Moraes, Pornopopeia (Objetiva)
Ricardo Lísias, O livro dos mandarins (Alfaguara)
Rodrigo Lacerda, Outra vida (Alfaguara)

Melhor Livro do Ano – Autor Estreante (de 2009):
Brisa Paim Duarte, A morte de Paula D. (Edufal – Alagoas)
Carlos de Brito e Mello, A passagem tensa dos corpos (Companhia das Letras)
Carol Bensimon, Sinuca embaixo d’água (Companhia das Letras)
Cíntia Lacroix, Sanga menor (Dublinense)
Claudia Lage, Mundos de Eufrásia (Record)
Edney Silvestre, Se eu fechar os olhos agora (Record)
Ivana Arruda Leite, Hotel Novo Mundo (Editora 34)
Ivone Castilho Benedetti, Immaculada (WMF Martins Fontes)
Lívia Sganzerla Jappe, Cisão (7 Letras)
Maria Carolina Maia, Ciranda de nós (Grua Livros)

Premiados em 2009 

No ano passado, o vencedor na categoria Melhor Livro do Ano foi o romance Galiléia, do cearense Ronaldo Correia de Brito. Já como Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, o prêmio ficou com o gaúcho Altair Martins, por seu romance A Parede no Escuro. Os dois autores participaram de um bate-papo mediado por Arnaldo Antunes, na tenda principal, no III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura.

Da Secretaria da Cultura