Prêmio reconhece as melhores empresas para trabalhadores com deficiência

Anúncio das vencedoras será feito na quinta-feira (10) no Palácio dos Bandeirantes

qua, 09/12/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

Dar visibilidade às boas práticas ligadas a inclusão profissional é o objetivo do II Prêmio das Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A divulgação das 60 instituições públicas e privadas atuantes de forma efetiva em programas de inclusão acontece nesta quinta feira (10) nas dependências do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

As companhias participantes precisam ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo e ser bem avaliadas em diferentes quesitos como : promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência; igualdade de oportunidades; autonomia e independência no ambiente de trabalho; respeito à legislação (Lei de Cotas); grau de sustentabilidade dos projetos; e disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social.

Durante o evento, serão divulgados também os ganhadores do “Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi”, que tem o objetivo de incentivar os futuros jornalistas a refletirem sobre o seu papel na construção de uma sociedade inclusiva para as pessoas com deficiência.

A premiação irá destacar os melhores trabalhos veiculados nas quatro categorias (impresso, rádio, web e TV) com a avaliação de jornalistas e profissionais com trabalho destacado na área da Comunicação e/ou defesa dos direitos e inclusão da pessoa com deficiência.Além de apresentar terminologia correta e ter pessoas com deficiência como fonte na reportagem, as matérias foram avaliadas conforme originalidade ou raridade do assunto abordado.

Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi
O prêmio homenageia Rui Bianchi do Nascimento, comunicador e ativista do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD). O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões.

Do Portal do Governo do Estado