Prêmio: Projetos ambientais do governo paulista recebem Prêmio Top Ecologia 2000

nd

qua, 29/11/2000 - 12h48 | Do Portal do Governo

Dois projetos ambientais do governo paulista conquistaram o prêmio TOP de Ecologia 2000. A premiação é concedida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) a empresas ou instituições que desenvolveram projetos que beneficiam o meio ambiente e apresentam relevância social. Neste ano, concorreram 22 projetos, entre os quais estavam duas iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA): o ‘Projeto Pomar – Mais Verde Mais Vida’ e ‘Utilização de Geoprocessamento no Levantamento da Vegetação e Suporte ao Planejamento das Unidades de Conservação’.

O Projeto Pomar, inscrito com o títuto de ‘Parceiros do Rio Pinheiros’, tem como objetivo reintegrar o rio Pinheiros à cidade de São Paulo e restabelecer a relação de afeto e respeito entre os paulistanos e seu rio, por meio de uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente com onze empresas: Cavo (Grupo Camargo Correa), Cetesb, Cosipa, Credicard, Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica – EPTE, Fibra (Grupo Vicunha), Johnson & Johnson, Natura, UNIP e Eletropaulo Metropolitana. Este é o segundo prêmio ambiental conquistado pelo Pomar neste ano, o outro foi o Prêmio Van Martius, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

O projeto ‘Utilização de Geoprocessamento no Levantamento da Vegetação e Suporte ao Planejamento das Unidades de Conservação’ foi desenvolvido pelo Instituto Florestal da SMA com o objetivo de atuar em duas frentes: regional e local. A primeira relaciona-se às ações desenvolvidas para levantamento da vegetação natural e do reflorestamento. A outra – local – refere-se aos
levantamentos para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Florestal. São parceiros da Secretaria nesta iniciativa a Fapesp, Sebrae, empresas do setor de celulose-papeleiro, universidades, institutos de pesquisa e o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Criado há oito anos, o Top de Ecologia premia projetos que apresentam definição clara dos objetivos e os resultados do projeto; apresentam iniciativa e originalidade com resultados duradouros e contínuos em favor do meio ambiente e beneficiam a comunidade.