Prêmio Polícia Cidadã passa a receber a participação de policiais do interior

Com apoio da Nossa Caixa, concurso oferece prêmios em dinheiro e bolsas de estudo

qua, 24/09/2008 - 13h05 | Do Portal do Governo

Você é policial militar, civil ou técnico-científico e atua na Região Metropolitana de São Paulo, nas regiões da Baixada Santista, São José dos Campos e Campinas? Se tem este perfil, trabalha num dos 139 municípios das regiões relacionadas e já participou de ações que ajudem a prevenir ou reduzir a violência e a criminalidade, não deixe de participar da quarta edição do prêmio Polícia Cidadã.

A iniciativa do Instituto Sou da Paz, com patrocínio do Banco Nossa Caixa, quer estimular a avaliação da atividade policial, valorizar o profissional comprometido, pró-ativo e identificar e divulgar boas práticas que possam influenciar a ação de outros policiais.

Esta é a primeira vez que o prêmio é aberto ao interior paulista. Os 139 municípios contemplados pelo prêmio nesta edição representam 70% do efetivo policial do Estado.

Criado em 2003, o projeto já premiou 150 policiais de 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.O Polícia Cidadã é uma forma de apresentar às pessoas exemplos positivos de ações executadas pelas polícias. A intenção é aprimorar constantemente a qualidade dos serviços dessas corporações e contribuir para a redução do crime.

Avaliação das ações – As ações premiadas receberão R$ 6 mil ou bolsas de estudo integrais de formação em tecnólogo na Faculdade de Tecnologia IBTA, presente na capital paulista, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. Especialistas em segurança pública juntamente com policiais de outros Estados avaliarão os trabalhos inscritos. Dessa primeira análise sairá a lista dos finalistas. Os policiais com trabalhos selecionados deverão enviar material complementar que detalhe a ação inscrita e seus impactos na região de aplicação. Terá ainda a análise de grupos independentes, que acompanharão a ação no local e entrevistarão a respectiva comunidade e parceiros para aferir a eficácia. Os vencedores serão conhecidos a partir do resultado das visitas e das conclusões da banca avaliadora. Pela categoria “Escolha Popular”, o público escolherá a ação preferida no site do prêmio. Os vencedores nesta categoria serão homenageados na cerimônia de premiação, que deve ocorrer em março de 2009.

Apoio ao teatro

A Nossa Caixa também apóia a montagem teatral Alvorada para a Vida, uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Grupo Anima de Teatro. A peça é parte do projeto de mesmo nome, em vigor há mais de dez anos, dirigido aos policiais militares e visa integrar a comunidade profissional e seus familiares. Desde a primeira apresentação, em março de 2006, o espetáculo passou por mais de 70 municípios e foi visto por mais de 47 mil espectadores do Estado de São Paulo e de Florianópolis, Curitiba e Maringá.

SERVIÇO

Os interessados encontram o regulamento da iniciativa no site www.soudapaz.org/premiopolicia2008. As inscrições podem ser feitas na própria página da Internet ou pelo correio (Instituto Sou da Paz – Rua Luís Murat, 260 – CEP 05436-050 São Paulo/SP) até 6 de outubro.

Do Banco Nossa Caixa

(M.C.)