Prêmio PM da Qualidade certifica 31 unidades

Trinta e uma unidades da PM que se destacaram pela excelência na prestação de serviços à comunidade foram certificadas

sex, 17/12/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

Trinta e uma unidades da PM que se destacaram pela excelência na prestação de serviços à comunidade foram certificadas com o “Prêmio Polícia Militar da Qualidade”, na quinta-feira, 16, em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da Capital. Esta é a décima edição do prêmio, criado em 2001. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, esteve presente e entregou as certificações às unidades contempladas.

O comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, discursou sobre os três princípios seguidos pela corporação: “Qualidade, respeito incondicional dos direitos humanos e polícia comunitária”. Nas palavras de Camilo, “com esses critérios, faremos um serviço melhor para o cidadão”.

A Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Polícia Militar e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), agencia a melhora dos serviços relacionados à segurança pública operados pela PM aos cidadãos.

A Polícia Militar também expressa a estruturação do Banco de Boas Práticas de Gestão. Segundo o tenente André Nogueira, da 6ª Seção do Estado Maior, “as boas práticas são a decorrência de bons resultados com gestão própria da polícia, com base da FNQ, podendo ser exemplo para outros gestores”.

Pioneirismo em gestão

A segunda edição do livro Gespol (Sistema de Gestão da Polícia Militar), em processo de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), já está disponível para todas as organizações policiais militares.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo é caracterizada por várias qualidades, sendo uma delas o pioneirismo em diversos projetos. Em 1996, a PM apresentou uma posição que serve de exemplo para outros estados, pela busca da excelência em gestão.

O Sistema de Gestão da Qualidade prioriza o atendimento à sociedade, com fundamentos nos “Critérios de Avaliação de Gestão”, conquistando assim o aperfeiçoamento das atividades diárias. Os critérios correspondem à liderança, estratégias e planos, sociedade, informações, clientes e usuários, pessoas, processos e resultados.

De acordo com o capitão Caramit Gomes, da 6° Seção do Estado Maior, este prêmio é um dos maiores de certificação do Brasil e aprimora os processos de trabalho. “A parte operacional fica melhor e o policiamento ostensivo aumenta a cada etapa dos critérios”.

A premiação

A edição de 2010 bateu o recorde nas certificações – mais de 70% das organizações candidatas foram premiadas. Das 44 candidatas, 31 foram premiadas, sendo que 18 organizações conquistaram o Grau Bronze, 11 o Grau Prata, e apenas duas, o Grau Ouro.

Para a conquista de cada certificado, é preciso alcançar uma determinada quantidade de pontos. A certificação em Grau Bronze consiste em alcançar 251 e 330 pontos, em Grau Prata, entre 331 e 399 pontos, e para conquistar a certificação mais desejada, a Grau Ouro, é necessário igualar ou superar os 400 pontos.

A pontuação é definida por uma banca constituída por aproximadamente 150 examinadores, entre militares e civis. No dia do evento, são escolhidos os que se empenharam nas avaliações. Os examinadores passam pelo curso de preparação da banca examinadora do prêmio, com duração de dois dias.

Uma das unidades contempladas com o Grau Ouro foi o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), responsável pela região de São José dos Campos. O coronel Manoel Messias de Mello, comandante do CPI-1, destacou o fato da corporação já trabalhar com metas definidas de gestão. “Esse processo motiva todos os policiais a se envolverem na gestão que a Polícia Militar já tem”.

A outra unidade premiada com a certificação no Grau Ouro foi o Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), da região de Sorocaba. “O comprometimento da equipe foi fundamental para conquistarmos essa posição. A nossa seqüência de ações, tomadas há mais de seis anos, fizeram a diferença em nosso sistema operacional, pessoal e na redução de casos criminais”, disse o comandante da unidade, coronel Silvério Leme Filho.

Além da certificação máxima pelo segundo ano consecutivo, o CPI-7 também é pioneiro em Meio Ambiente, já que recebeu o Selo Verde de Sustentabilidade em Grau Ouro.

Confira a relação completas das Organizações Policiais Militares premiadas:

Grau Bronze

Comando de Policiamento Ambiental
Grupamento de Rádio Patrulha Aérea “João Negrão”
Comando de Policiamento Rodoviário
Comando de Policiamento da Capital
Comando de Policiamento de Choque
Comando de Policiamento de Área Metropolitana-8
Comando de Policiamento de Área Metropolitana-1
Comando de Bombeiros do Interior
Comando de Policiamento do Interior-8
Comando de Policiamento Metropolitano
Comando de Policiamento do Interior-6
Comando de Policiamento de Área Metropolitano-4
Diretoria de Ensino e Cultura
Diretoria de Finanças e Patrimônio
Escola Superior de Bombeiros
Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Comando de Policiamento de Área Metropolitano-9
Diretoria de Logística

Grau Prata

Comando de Policiamento do Interior-4
Comando do Corpo de Bombeiros
Comando de Policiamento de Área Metropolitano-12
Comando de Policiamento de Área Metropolitano-2
Comando de Policiamento do Interior-5
Comando de Policiamento de Área Metropolitano-6
Comando de Bombeiros Metropolitano
Diretoria de Pessoal
Escola Superior de Soldados
Escola Superior de Sargentos
Comando de Policiamento do Interior-2

Grau Ouro
Comando de Policiamento do Interior-7
Comando de Policiamento do Interior-1

Da Secretaria da Segurança Pública