Prêmio Gestão Escolar incentiva auto-avaliação

Prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação

ter, 20/03/2007 - 13h52 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Undime – União Nacional de Secretários de Educação, da Unesco – Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura e Fundação Roberto Marinho.

Em São Paulo, a Secretaria da Educação é responsável pela seleção da escola que representará o Estado na grande final, prevista para acontecer em novembro.

Criado há oito anos, o grande diferencial do prêmio é usar um instrumento de auto-avaliação como formulário de inscrição, que também pode ser usado a qualquer tempo pelas escolas para o desenvolvimento e melhoria contínua da gestão e da qualidade de ensino. A auto-avaliação objetiva fazer com que a escola tenha uma percepção permanente de suas deficiências e possa elaborar planos de ação para corrigir os desvios. É dividida em cinco grupos: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica, gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos, totalizando 30 quesitos que definem a qualidade da gestão.

O prêmio estimula também a adoção de soluções criativas e focadas no problema particular de cada escola. Iniciativas democráticas que não necessitam necessariamente de recursos materiais, mas, sim, de boa vontade, muito diálogo e capacidade de superar desafios. Segundo a coordenadora nacional do Prêmio, Heloísa Luck, “são as comunidades mais carentes que estão demonstrando isso”.É o caso da escola estadual Aneconde Alves Ferreira, de Diadema, que foi a vencedora de São Paulo no ano passado. Para a diretora da escola, Mércia Aparecida da Silva Ferreira, o prêmio é um movimento que acontece dentro da escola, fortalecendo a gestão participativa. “Com o prêmio, nós tivemos a oportunidade de aperfeiçoar a nossa gestão participativa. Todos são ouvidos e professores e funcionários se sentem ainda mais motivados a participar”.Uma boa iniciativa adotada pela diretora Mércia na gestão de pessoas foi o “Chá Papo”. Com dificuldade para obter retorno dos pais quanto ao desempenho dos filhos na escola, muitas vezes porque alguns deles não sabem ler e escrever, a diretora  montou um chá com bate papo num sábado à tarde.

Com apoio de entidades privadas, foi montado um evento, onde cada mesa contava com um professor destinado a conversar com os pais sobre os filhos e a escola. O encontro foi um sucesso!Depois de ser a finalista por São Paulo, a diretora afirma que os próximos passos são o fortalecimento da gestão pedagógica e cidadã. Para o segundo semestre, está programada uma feira de profissões para ajudar e estimular os alunos, a maioria de famílias carentes, a continuarem estudando. Essa experiência a escola vai inscrever em um outro prêmio, este organizado e concedido pelo Governo Britânico.

*Intercâmbio cultural  *

Outro ponto forte do Prêmio é o fato de proporcionar a troca de experiências entre diretores de todo o Brasil e o contato com políticas educacionais de outros países.

Além do prêmio de R$ 10 mil para a escola vencedora, há um intercâmbio de 15 dias no exterior para os finalistas de cada estado. “Nesse intercâmbio, realizado nos Estados Unidos, os diretores têm contato com uma outra realidade e podem comparar com o trabalho que estão realizando, assim como importar experiências”, afirma Heloísa Luck.

O estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os que têm maior participação no Prêmio e, para isso, o papel da coordenação estadual é fundamental. Cabe ao comitê* estadual divulgar o prêmio e orientar as escolas na preparação do dossiê ou da auto-avaliação.

Segundo a coordenadora de São Paulo, Gilse Helena Spaggiari, o Estado vem procurando ampliar, a cada ano, o número de escolas inscritas. Em 2005 foram 110 e no ano seguinte, 330. O número ainda é muito baixo se comparado ao total de escolas de São Paulo (5.247), e o desafio está na mobilização das escolas. Para a coordenadora, “é importante ressaltar que o prêmio não é uma iniciativa isolada, pois a auto-avaliação está ligada a outras atividades desenvolvidas pela escola”.As inscrições para o prêmio vão até o dia 15 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.sp.gov.br

Silvana Martinucci