Prêmio Gestão Escolar 2020 tem inscrições abertas até 15 de agosto

Reconhecimento tradicional do segmento contempla os projetos inovadores na Educação Básica da rede pública

seg, 22/06/2020 - 19h22 | Do Portal do Governo

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. A 22ª edição da iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi lançada em uma live que contou com a presença de educadores de todo país. O edital e as inscrições estão disponíveis no site do PGE: www.premiogestaoescolar.com.br.

Nesta edição, serão reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de COVID-19. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma das parceiras e ofertará o Curso de Especialização Processos Didáticos-Pedagógicos, na modalidade a distância (lato sensu), para gestores e professores vencedores do prêmio, conforme descrito em edital.

Inscrições

Podem se inscrever gestores e professores de escolas regulares de Educação Básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A novidade deste ano é que também serão contemplados os esforços de toda equipe escolar, que estará representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento.

Para participar, a equipe deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br e escrever o relato da experiência. Além do documento, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

Entre os prêmios previstos, estão as vagas no curso de especialização da Univesp, destinadas à equipe escolar e premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil, para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional. Os detalhes estão descritos no edital.

Prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, o Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Univesp.

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza.

A Univesp conta com mais de 40 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, 49% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.