Prêmio destaca os empreendedores tecnológicos da região de Piracicaba

Cerimônia será realizada em 8 de outubro, às 19h; organização é da EsalqTec – Incubadora Tecnológica ligada à Esalq

qua, 11/09/2019 - 18h31 | Do Portal do Governo

A EsalqTec – Incubadora Tecnológica, ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) promove, em 8 de outubro, a 10ª edição do Prêmio Empreendetec. A iniciativa homenageia os destaques no setor de tecnologia, premiando nas categorias empresa e profissional, e também realiza a sessão solene de graduação de duas empresas.

O evento será realizado no Parque Tecnológico de Piracicaba, às 19h, para convidados. A ação, que ocorre em Piracicaba desde 2008, é organizada pela EsalqTec Incubadora Tecnológica, em parceria com a Esalq e a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiróz” (FEALQ).

Neste ano, as duas empresas graduadas no evento serão: Pragas.com e Drop Agricultura, ambas ex-residentes da incubadora. A iniciativa possibilita que as companhias se apresentem para a sociedade local, possibilitando demonstrar os benefícios, para o município, do investimento realizado nos projetos.

Entre os convidados do evento estarão representantes de instituições de apoio que compõem o ambiente tecnológico e empresarial de Piracicaba. O banco Sicred e o Pecege são patrocinadores, contando também com o apoio do Arranjo Produtivo Local do Álcool do Piracicaba (Apla) e do Parque tecnológico de Piracicaba.

Categoria Empresa

A cooperativa dos plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) foi a vencedora do prêmio na categoria empresa. Composta por 24 filiais nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a cooperativa possui mais de 12 mil itens para agricultura e serviço completo no campo.

A vencedora também trabalha com rações, tendo sede em Piracicaba e Tietê, recebe embalagens vazias de agrotóxicos, Coop Service e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado (Boitel) e Estação Experimental.

Para as startups, a empresa oferece o Avance Hub – Tecnologia para o Mundo, um acelerador de empreendedores com a finalidade de colocar health techs, fintechs, agtechs, animal techs e startups dos setores de mineração e telecomunicações no mercado comercial.

Com a sede no Agtech Garage, em Piracicaba, o objetivo é atender empreendedores de todo o País, podendo ser negociado um aporte financeiro. A empresa também possui “Fazendas Digitais” instaladas em Piracicaba e em Uberaba, em Minas Gerais, que favorecem startups ligadas ao Avance, com objetivo de realizar testes práticos em áreas de específicas de produção.

Neste ano, a Coplacana foi escolhida como a cooperativa mais inovadora do Brasil, de acordo com o jornal Valor Econômico. “A inovação na Coplacana é um forte pilar do Plano Estratégico. Receber esse reconhecimento por um expoente em empreendedorismo e inovação, como a EsalqTec, é motivo de muito orgulho e honra para a cooperativa. Fortalece o sentimento de que estamos no caminho certo”, declarou o diretor-comercial da Coplacana, Roberto Rossi.

Categoria Profissional

Formado em engenharia Agronômica pela Esalq em 1992, o empreendedor Marcelo Pereira de Carvalho atuou na formação de várias empresas, sempre buscando qualidade, aprendizagem e inovação.

A primeira companhia criada pelo vencedor foi a Agry, que atua até hoje na comercialização dos produtos da Citrosuco. Quando chegou a era da tecnologia, no fim da década de 1990, Marcelo e os sócios criaram o MilkPoint, que se tornou o maior portal do mundo no segmento lácteo.

No fim de 2016, o empresário manteve a perspectiva de apostar na inovação, a partir do conceito de revolução digital e com o apoio do sócio, José Tomé, criou o Agtech Garage em 2017, um dos principais hubs de inovação no agro.

“Receber o Prêmio Empreendetec é importante por várias razões. Primeiro, por coroar minha trajetória, que já tem uma história de algumas décadas de trabalho. Segundo, por ser uma iniciativa com apoio da Esalq, em que me formei e fiz mestrado. E em terceiro lugar, por ser em Piracicaba, cidade que escolhi para viver e desenvolver meu trabalho”, afirmou Marcelo Pereira de Carvalho.

As outras instituições que recebem homenagens no evento são:

– Escola de engenharia Piracicaba (EEP) – 50 anos

– USP Recicla – 25 anos, “incentivando as ações e projetos em busca de um ambiente saudável” (Destaque EsalqTec)