Premiação: Publicação ‘Plumária Indígena’ está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2001

Co-edições da Imprensa Oficial do Estado já receberam 17 Prêmios Jabuti desde 1995

qui, 12/04/2001 - 10h19 | Do Portal do Governo

Co-edições da Imprensa Oficial do Estado já receberam 17 Prêmios Jabuti desde 1995

O livro ‘A Plumária Indígena Brasileira’, co-editado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e a Imprensa Oficial do Estado, está entre os três finalistas do Prêmio Jabuti, edição 2001, na categoria Produção Editorial.

A escolha foi comunicada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a divulgação dos vencedores será no dia 19 de maio, às 19 horas, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

As co-edições da Imprensa Oficial já receberam 17 Prêmios Jabuti desde 1995.

A Plumária Indígena Brasileira foi produzido pelo artista gráfico Ricardo Assis e escrito pelas professoras Sonia Ferraro Dorta e Marília Xavier Cury a partir do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo.

A publicação nasceu das atividades conjuntas das áreas de Etnologia do Brasil e de museologia do MAE a partir da exposição Plumária Indígena Brasileira, realizada em 1993.

Ela reúne o trabalho com plumas dos 45 principais grupos étnicos indígenas do Brasil e foi publicado no final do ano passado em edição bilíngüe (português-inglês). Em suas 467 páginas, está registrada a produção dos grupos kaiapó, bororo, karajá, kaxinawa e o urubu-kaapor.

As peças retratadas no livro são originariamente provenientes da coleção do coronel Joaquim Sertório, da segunda metade do século passado, que está na raiz do núcleo inicial do Museu Paulista, em 1895, e do Museu Provincial da Associação Auxiliadora do Progresso da Província de São Paulo, criado em 1877.

Outra fonte de formação do MAE foi o acervo do professor Plínio Ayrosa, titular da cadeira de Etnografia do Brasil e Língua Tupi-Guarani, da USP, cujas primeiras peças teve remontam a 1930. A atual coleção do Museu Paulista também como ponto de partida formou-se também a partir de diferentes formas de aquisição (doações, compras, permutas institucionais, expedições etnográficas) e de coleta e refletem mais de um século de colecionamento, perfazendo um total de 20 mil peças.

O livro ‘A Plumária Indígena Brasileira’ faz parte da Coleção Uspiana, de 12 títulos, sete dos quais já lançados, marca a presença editorial da USP e da Imprensa Oficial do Estado nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

A publicação pode ser adquirido na Livraria Virtual da Imprensa Oficial ou pelo telefone 0800.123401.