Premiação: Pró-reitora de Pesquisa da USP recebe prêmio

A professora Mayana Zatz receberá o prêmio no próximo dia 21 de março

qua, 15/03/2006 - 18h25 | Do Portal do Governo

A pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), professora Mayana Zatz, receberá, no dia 21 de março, o Prêmio “Faz Diferença”, na categoria Ciência e Vida, concedido pelo jornal O Globo. O prêmio, em sua terceira edição, é uma homenagem a pessoas que se destacaram e contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento social brasileiro durante 2005.

Mayana Zatz é professora titular de genética humana e médica do Instituto de Biociências (IB). Dirige o Centro de Estudos do Genoma Humano do IB, onde coordena um grupo de pesquisas em células-tronco e biologia molecular de genes humanos com enfoque em doenças neuromusculares. É presidente-fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular. É responsável por um serviço de aconselhamento genético na USP, que já atendeu mais de 21 mil pessoas de famílias com afetados por doenças neuromusculares e que tem contribuído para diagnosticar e prevenir o nascimento de novos afetados por doenças graves e irreversíveis.

A escolha dos premiados foi feita por jornalistas de várias editoriais de O Globo, que indicaram três personagens que se destacaram nas páginas do jornal durante o ano em 14 categorias.  Os três indicados de cada categoria foram submetidos a um júri composto por três profissionais do veículo, pelos vencedores do ano passado e pela consulta popular realizada através do site do jornal no mês de dezembro.

A solenidade de premiação será realizada às 20h, no hotel Copacabana Palace (Avenida Atlântica, 1702), no Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa da USP

C.A.