Prefeitura de São Paulo divulga trajeto de Bento 16 durante visita à cidade

A CET apresentou o esquema de trânsito que será implantado durante a visita do papa Bento 16 à cidade nos dias 9, 10 e 11 de maio.

ter, 24/04/2007 - 17h49 | Do Portal do Governo

da Folha Online

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo apresentou nesta terça-feira o esquema de trânsito que será implantado durante a visita do papa Bento 16 à cidade nos dias 9, 10 e 11 de maio. Ao menos 2.000 agentes trabalharão nas operações de bloqueio, interdição, desvio, orientação e monitoramento.

No dia 9, depois de participar de uma cerimônia no Campo de Marte (zona norte), ele irá se deslocar de papamóvel até o Mosteiro de São Bento, no centro, onde ficará hospedado. O trajeto do veículo panorâmico seguirá pela avenida Santos Dumont, avenida Tiradentes, rua Brigadeito Tobias, rua Mauá, avenida Cásper Líbero e viaduto Santa Ifigênia.

No dia seguinte, entre as as 18h às 20h, o papa participa de um evento com jovens católicos no estádio do Pacaembu, na zona oeste. O trajeto até o local não será feito com o papamóvel, no entanto a praça Charles Miller e a avenida Pacaembu devem ser interditadas por causa da estimativa de que 150 mil pessoas se concentrem nessas vias para esperar o pontífice.

O Metrô vai funcionar sem interrupções na madrugada do dia 10 para o dia 11, atendendo ao público que irá à missa do Campo de Marte.

A SPTrans (empresa que administra o transporte coletivo) vai adequar os itinerários dos ônibus trafegam pelas vias que serão bloqueadas para a passagem do papa. As linhas que alimentam o Metrô também serão reforçadas.

No dia 11 –sexta-feira, último dia da visita a São Paulo–, Bento 16 segue para o Campo de Marte, às 9h, onde circulará de papamóvel entre os fiéis e realizará a missa para canonização de frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão (1739-1822), o frei Galvão.

Mais tarde, às 17h15, o papa se despede da cidade com um trajeto de papamóvel que passará pela praça da Sé, rua Benjamim Constant –onde o tráfego de pedestres ficará proibido–, largo São Francisco, rua Líbero Badaró, largo São Bento, viaduto Santa Ifigênia, avenida Cásper Líbero, rua Mauá, rua Brigadeito Tobias, avenida Tiradentes, avenida Santos Dumont e praça Campo de Bagatelle.

Antes desse trajeto, das 16h às 17h15, Bento 16 se reúne com os bispos brasileiros na catedral da Sé. Durante essa reunião, as vias próximas à praça e um dos acessos da estação Sé do Metrô serão interditados.

Durante os três dias de hospedagem do papa no mosteiro, devem acontecer interdições nas saídas e acessos da estação São Bento do Metrô.

A CET vai instalar seis pontos de informação à população –voltados principalmente aos motoristas– em locais próximos aos eventos da visita do papa. Eles funcionarão nas seguintes vias:

– marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, junto à ponte da Vila Maria, na pista local;

– marginal Tietê, sentido rodovia Castello Branco, junto à ponte do Limão, na pista local;

– avenida do Estado, sentido Ipiranga, no cruzamento com a rua João Teodoro, na faixa da direita;

– praça Heróis da FEB;

– praça Wendel Wilkie, próximo ao estádio do Pacaembu;

– largo São Bento.

A CET conta com as informações à população para evitar transtornos na cidade, principalmente, os congestionamentos.

Além dos pontos para informação, serão distribuídos 750 mil folhetos informativos e serão instaladas 20 placas de sinalização específica para os eventos.

(M.S.)