Prédio de Ramos de Azevedo em Campinas é tombado pelo Condephaat

Medida impede que o imóvel sofra alterações em suas características arquitetônicas originais, preservando a construção e sua importância histórica

qua, 27/03/2013 - 12h53 | Do Portal do Governo

A Escola Ferreira Penteado, popularmente conhecida como “Escola do Povo”, localizada no município de Campinas, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) no último dia 18 de março.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O prédio foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1880 e atualmente é ocupado pelo Serviço de Acolhimento e Referenciamento Social da Secretaria Municipal de Assistência Social. A partir de agora, todas as intervenções, restaurações e reformas deverão ser avaliadas e autorizadas pelo conselho do Condephaat antes de serem realizadas.

A medida impede que o imóvel sofra alterações em suas características arquitetônicas originais, preservando não só a construção, mas também sua importância histórica. A escola foi fundada pelo fazendeiro Joaquim Ferreira Penteado para promover a educação básica à população que não tinha condições de pagar pelos estudos.

Do Portal do Governo do Estado