Preços da agropecuária paulista têm alta de 2,84% na primeira semana de janeiro

Confira o índice IqPR calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA)

ter, 15/01/2008 - 17h10 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,84% na primeira quadrissemana de janeiro de 2008. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) subiram, respectivamente, 2,73% e 3,13%. Em relação ao final de 2007, verifica-se uma desaceleração dos aumentos, segundo apuraram os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Estadual Agricultura e Abastecimento.

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, a variação positiva do IqPR atinge 4,88% e a do IqPR-V alcança 6,54%, influenciados principalmente pelas altas da banana nanica (40,15%), tomate para mesa (15,01%), laranja (indústria, 10,27%; mesa, 9,20%), carne suína (19,08%) e ovos (18,63%). Também tiveram alta o café (5,65%) e o milho (5,45%).

“A baixa disponibilidade da banana nanica tem feito com que os preços apresentem alta nesse período. Já o aumento no preço da carne suína está relacionado à maior procura no final do ano, mas também tem a contribuição do alto preço da carne bovina, do qual é um produto substituto”, explicam os pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Ângelo, Raquel Sachs e José Sidnei Gonçalves.

Os produtos que apresentaram queda de preços na primeira quadrissemana de janeiro foram batata (27,98%), feijão (5,37%), arroz (5,32%) e leite C (5,13%). “No caso da batata, o início da entrada de produto colhido fez baixar os preços, que estavam elevados em decorrência do atraso de safra. O mesmo ocorre com os preços do feijão, cujas quedas refletem o início da colheita, em especial das lavouras paranaenses. Para ambos os produtos, a entrada da safra inicia um período de retorno à normalidade do abastecimento e dos preços. O aumento da oferta de leite levou aos impactos de diminuição nos valores recebidos pelos pecuaristas”, diz o grupo.

Para ver tabelas, clique aqui: www.iea.sp.gov.br

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)