Preços da agropecuária paulista têm alta de 1,90%

Índice se refere à primeira quadrisemana de novembro

ter, 13/11/2007 - 14h12 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 1,90% na primeira quadrissemana de novembro. Tanto os produtos de origem vegetal (IqPR-V) quanto os de origem animal(IqPR-A) variaram positivamente em 1,58% e 2,55%, pela ordem.

É o que informam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA).Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, a variação atinge +3,71% e o IqPR-V sobe para 4,84%, influenciados principalmente pela alta nos preços do feijão (42,65%), da batata (37,26%) e da carne suína (11,24%). Outros produtos em alta foram amendoim (8,34%), soja (7,53%), carne bovina (5,60%) e milho (5,13%).

A alta nas cotações da carne suína é resultado do aumento do custo de produção e da escassez do produto, uma vez que diversos produtores abandonaram a atividade em razão dos baixos preços de anos anteriores. No caso do feijão, o aumento deve-se principalmente à pouca oferta em virtude da diminuição da área cultivada, associada à estiagem prolongada que prejudicou a colheita. A soja está valorizada no mercado internacional. Quanto à batata, o final da safra restringiu a oferta. Já a baixa oferta de animais para abate, frente a uma pressão de demanda oriunda das exportações e do consumo interno, afetou a cotação da carne bovina.

Os produtos que apresentaram queda de preços na primeira quadrissemana de novembro foram banana nanica (19,63%), tomate para mesa (14,22%), café (4,49%) e trigo (4,27%). “A boa produção da banana nanica no período levou à redução dos preços praticados, da mesma forma que ocorreu com o tomate. No caso do café, nas regiões paulistas produtoras de arábica, nas últimas semanas de outubro, a retomada das chuvas fez aparecer floradas promissoras que, se atingirem a frutificação, garantirão boa produtividade na próxima colheita, levando a preços cadentes”, explicam os pesquisadores. (Veja tabelas no site do http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9108

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)