Preços da agropecuária paulista têm alta de 1,66%

Confira o IqPR para a segunda quadrissemana de janeiro

sáb, 19/01/2008 - 15h03 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) teve alta de 1,66% na segunda quadrissemana de janeiro. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) apresentaram variação positiva de 2,64%, enquanto os de origem animal (IqPR-A) tiveram queda de 0,76%. A informação é dos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA).

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, a variação positiva do IqPR atinge 2,79% e, a do IqPR-V, sobe para 6,17%. Elas foram influenciadas principalmente pelas altas do tomate para mesa (86,72%), banana nanica (21,64%), ovos (8,88%), carne suína (7,29%) e laranjas (indústria, 7,03%; mesa, 4,17%).

“O aumento no preço do tomate para mesa está relacionado ao descompasso de produção, no qual os produtores aceleraram a colheita da metade de novembro até uma semana antes do Natal, devido ao clima favorável (calor e chuva). Isso causou uma menor produção no final do ano até a segunda semana de janeiro. A tendência é que, em algumas semanas, a produção esteja normalizada”, explicam os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, Raquel Sachs e José Sidnei Gonçalves. Quanto à banana, a baixa disponibilidade continua sendo a responsável por esse comportamento.

Os produtos que apresentaram queda de preços na segunda quadrissemana de janeiro foram batata (28,79%), feijão (18,69%), leite C (7,17%) e arroz (3,85%). A batata teve cotações elevadas, decorrentes do atraso de safra, mas a entrada de produto colhido fez baixar os preços. A mesma explicação serve para o feijão, cujas quedas começam a refletir o inicio da colheita da produção, em especial das lavouras paranaenses. Para ambos, a entrada da safra inicia um período de retorno do abastecimento e dos preços à normalidade. O aumento da oferta de leite levou à diminuição nos valores recebidos pelos pecuaristas.

Veja as tabelas no site www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)