Preços apresentam alta de 3,53% na segunda quadrissemana de junho

Produtos que registraram maiores altas foram batata, carne suína, carne de frango, ovos, arroz e carne bovina

sex, 20/06/2008 - 20h59 | Do Portal do Governo

Na segunda quadrissemana de junho de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), referente ao que é pago ao produtor, registrou alta de 3,53%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e os de origem animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 0,76% e 10,39%, respectivamente. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA/Apta/SAA).

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, a variação do IqPR fica um pouco mais alta e vai para 4,93%, influenciada pelas altas dos produtos de origem animal. O IqPR-V passa a ter variação negativa com -0,27%.

Os produtos do IqPR que registraram maiores altas na quadrissemana foram batata (27,20%),  carne suína (15,95%), carne de frango (14,18%), ovos (11,78%), arroz (10,16%) e carne bovina (9,20%). Fatores conjugados, como o final do período de safra, aumento do custo de produção, movimentos de mercado e discussões sobre o efeito da produção de biocombustíveis sobre a produção de alimentos tem atingido de imediato o preço final de venda dos produtos.

As maiores quedas nessa quadrissemana foram banana nanica (12,96%), milho (5,77%), café (1,85%) e feijão (1,43%). No caso da banana, o inicio da colheita nas regiões produtoras elevou a oferta, acarretando a retração, conforme exemplificam os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves e Raquel Sachs.

(Fonte: IEA. Saiba mais no site do instituto: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9319)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.C.