Preços ao produtor sobem 2,60% na terceira quadrissemana de junho

As carnes apresentaram os maiores aumentos de preço no período

qui, 26/06/2008 - 16h06 | Do Portal do Governo

As carnes apresentaram os maiores aumentos de preço na terceira quadrissemana de junho, com +12,99% (suína), +11,86% (frango) e +11,68% (bovina), segundo análise do Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,60% no período.

Os produtos de origem animal tiveram variação positiva de 10,22%, enquanto os vegetais apresentaram recuo de 0,46%. “Isso configura a continuidade da pressão inflacionária por parte dos produtos de origem animal”, dizem os autores.

Outros produtos com alta foram batata (8,91%), tomate para mesa (8,59%) e leite tipo C (6,67%). O aumento dos produtos de origem animal deve-se a “uma conjunção de fatores, dos quais podemos destacar a entrada do período da entressafra, aumento do custo de produção (em especial, os associados aos preços do petróleo, que vem batendo sucessivos recordes, notadamente fertilizantes e combustíveis) e o aumento da demanda”.

As maiores quedas foram verificadas nos preços da banana nanica (10,53%), laranja para mesa (8,45%), milho (8,12%), trigo (3,87%) e café (1,41%). No caso da banana, “a colheita nas regiões produtoras (em outros estados, principalmente Santa Catarina) elevou a oferta da fruta no Estado, acarretando assim a retração. O efeito-safra também contribui para redução das cotações da laranja de mesa”.

Na comparação com a segunda quadrissemana (alta de 3,53%), a queda de 0,93 ponto percentual na terceira quadrissemana reflete a atenuação da tendência altista das cotações de preços dos produtos, apesar de todos os produtos de origem animal ainda apresentarem elevação nas suas cotações.

O estudo foi elaborado pelos pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Castellucci Caruso Sachs, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves. A íntegra do trabalho está disponível no site do instituto: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9320 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.C.