Preços ao produtor caem 0,98% na terceira quadrissemana do mês

Os produtos que registraram maiores altas foram tomate, banana nanica, laranja e carne de frango

qua, 26/11/2008 - 18h41 | Do Portal do Governo

Na terceira quadrissemana de novembro de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou queda de 0,98%. Tanto os de origem vegetal (IqPR-V) quanto animal (IqPR-A) apresentaram variação negativa – 0,39% e 2,45%, respectivamente. As informações são do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA).

Os produtos que registraram maiores altas foram tomate de mesa (8,78%), banana nanica (5,56%), laranja para mesa (5,52%) e carne de frango (4,24%). “A alta das cotações da carne de frango é em decorrência do aumento do consumo no período, porém tem-se, ainda, uma boa disponibilidade do produto no mercado”, explicam os analistas.

Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços na terceira quadrissemana de novembro foram feijão (44,55%), carne suína (22,34%), batata (20,86%), amendoim (18,94%), milho (10,17%) e leite tipo C (5,60).

O comportamento dos preços do feijão se devem à diferença entre os últimos lotes da safra de inverno e os primeiros da safra de verão, que começou a ser colhida em São Paulo; os preços dos suínos, à oferta de produto mais barato, originado de Santa Catarina; já a batata teve fraca cotação na região de São João da Boa Vista no início de novembro; o amendoim, ao que tudo indica, teve acréscimo de área em função dos baixos preços da cana-de-açúcar.

A análise foi feita pelos pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. (Mais informações no site www.iea.sp.gov.br)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento