Preços ao produtor: alta de 2,38% na 2ª quadrissemana de fevereiro

Os índices dos produtos de origem vegetal e animal apresentaram variação positiva de 2,48% e 2,13%

sex, 20/02/2009 - 12h03 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,38% na segunda quadrissemana de fevereiro. Os índices dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 2,48% e 2,13%, respectivamente, conforme levantamento feito por Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez, pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola – IEA vinculado à Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Os produtos que registraram as maiores altas foram: feijão, 12,48%; a laranja de mesa, 11,92%; o frango, 10,23%; o milho, 10,07%; a soja, 7,64% e os ovos, 7,40%. No período analisado, as altas nos preços dos grãos ainda refletem a quebra de safras no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido à estiagem. Além disso, a desvalorização cambial tem afetado os preços de commodities como a soja e o milho, que acabam impactando os custos da avicultura. Nos dois produtos avícolas (frango e ovos), também a alteração cambial impacta os preços, quanto à laranja, a alta se deve à pressão de consumo de sucos no verão.

O feijão, no Paraná, foi o produto que apresentou a maior quebra, tendo produção 38,6% menor que a esperada. Para o milho, a redução foi de 31,5%. Na soja, a seca deverá resultar em perdas de 17%. Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços na segunda quadrissemana de fevereiro foram: o tomate, 28,53%; a banana nanica, 22,48% e a carne suína 15,85%.

Os preços do tomate continuaram em queda, pois ocorreu um ajuste de mercado depois da grande alta verificada em dezembro. Para a banana, a variação negativa no período reflete a grande oferta de frutas nessa época do ano. Já a redução de preços da carne suína é influenciada pela retração do consumo, em relação ao período de festa do final do ano. O encerramento de contratos de exportações sem que se tenham boas perspectivas de renovação, também podem estar contribuindo para redução das cotações. A expectativa é de retração das exportações e de redirecionamento da oferta para o mercado interno.

Leia o texto completo no site do IEA www.iea/quadrissemana  

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento