Preços ao produtor: alta de 0,55% na 1ª quadrissemana de dezembro

O aumento foi “puxado” pelos produtos vegetais (alta de 1,44%)

qui, 11/12/2008 - 21h04 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) subiu 0,55% na primeira quadrissemana de dezembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA). O aumento foi “puxado” pelos produtos vegetais (alta de 1,44%), já que o índice dos produtos de origem animal apresentou variação negativa de 1,65%.

As maiores altas foram registradas nos preços do tomate de mesa (85,42%), batata (29,34%), carne de frango (4,23%) e cana-de-açúcar (1,98%). As acentuadas elevações nos preços de tomate e batata correspondem à variação estacional normal, com recuperação das cotações em relação ao pico de safra ocorrido no mês anterior, quando atingiram valores muito baixos, segundo os autores da análise.

Ainda conforme os pesquisadores, a subida dos preços da carne de frango pode ser a conseqüência esperada de maior demanda, derivada da alta dos preços da carne bovina no varejo, cenário que levou o consumidor a optar por fonte de proteína mais barata.

As reduções mais significativas foram observadas nos preços do feijão (35,09%), amendoim (21,83%), carne suína (9,63%), milho (7,73%), laranja para mesa (5,49%) e laranja para indústria (4,70%). “A queda nos preços do feijão continua refletindo o início da grande safra de verão. Fenômenos climáticos adversos na região Sul, como inundações em Santa Catarina e seca no Paraná, ainda não afetaram o mercado do produto”, dizem os técnicos.

O mercado do amendoim apresenta-se fraco em função do acúmulo de estoques e do crescimento do plantio de verão. Já os mercados de carne suína e de milho mantiveram a tendência de baixa. No caso do milho, isso ocorreu, fundamentalmente, em razão de as exportações sofrerem o impacto da redução da oferta de crédito e da retração da demanda.

A análise foi elaborada pelos pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. A íntegra está disponível no site www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento