Preços agropecuários sobem 5,02% na terceira quadrissemana de fevereiro

No período analisado pelo Instituto de Economia Agrícola, oito produtos apresentaram alta de preços

qua, 28/02/2007 - 15h14 | Do Portal do Governo

Os preços recebidos pelos produtores paulistas aumentaram 5,02% na terceira quadrissemana de fevereiro de 2007, menor que os 5,70% de alta verificada na segunda quadrissemana. O Índice Quadrissemanal de Preços Agropecuários Recebidos (IqPR) apresentou variações positivas tanto nos produtos de origem vegetal (IqPR-V) quanto nos de origem animal (IqPR-A), com acréscimos de 3,06% e 9,06%, respectivamente.

Os produtos do IqPR que apresentaram a maior alta nos preços foram a laranja para mesa (30,51%), a carne de frango (30,44%), o tomate para mesa (30,04%), a laranja para indústria (19,93%) e os ovos (13,12%). Os produtos com maior queda foram a batata (-16,67%), a banana nanica (-9,09%), o feijão (-9,06%), o milho (-7,94%), o café (-5,81%) e o arroz (-3,34%)

Segundo os pesquisadores do IEA (Instituto de Economia Agrícola), responsável pelo levantamento, a carne de frango vem apresentando altas consecutivas devido à retomada das vendas internacionais, e no caso dos ovos o aumento é conseqüência do ajuste no alojamento das aves (estrutura de oferta frente à pressão de demanda).

No período analisado, oito produtos apresentaram alta de preços (cinco de origem vegetal e três de origem animal) e doze produtos tiveram quedas (nove do segmento vegetal e três do animal). Apesar da maioria dos produtos apresentar queda nos preços, os três índices (IqPR, IqPR-V e IqPR-A) registraram variações positivas, pois os aumentos foram mais acentuados do que as quedas.

Desconsiderando a cana-de-açúcar, o resultado do IqPR salta de 5,02% para 7,96%, enquanto o IqPR-V vai de 3,06% para 6,90%. Como o preço da cana apresentou recuo nas últimas quatro quadrissemanas analisadas, este contribuiu diretamente para segurar o IqPR, devido a sua elevada representatividade na produção agropecuária paulista.

O estudo completo sobre o desempenho dos preços na terceira quadrissemana de fevereiro estão no site www.iea.sp.gov.br.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura

 

(AM)