Preços agropecuários: queda de 1,41% na segunda quadrissemana

As maiores quedas foram do tomate, carne suína, laranja, amendoim,, banana nanica e carne bovina

ter, 20/01/2009 - 21h09 | Do Portal do Governo

Os preços recebidos pelo produtor paulista na segunda quadrissemana de janeiro de 2009 apresentaram queda de 1,41%. Os índices dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação negativa de 0,11% e 4,63%, respectivamente. Os produtos com maiores altas foram: feijão (18,42%), batata (17,28%), milho (8,95%), cana (1,11%) e soja (0,33%). Os produtos que apresentaram maiores quedas foram: tomate (19,78%), carne suína (13,01%), laranja para mesa (12,70%), amendoim (8,32%), banana nanica (7,13%) e carne bovina (5,56%).

A avaliação é realizada pelos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Segundo os pesquisadores, a alta nos preços dos grãos reflete a quebra de safras no sul brasileiro (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), devido à estiagem. O mercado de São Paulo sofre influência da produção de grãos destes estados, principalmente do Paraná, que é o maior produtor da região.

Em São Paulo, as regiões de Avaré e Ourinhos também sofreram com a falta de chuvas entre novembro e dezembro, acarretando o não desenvolvimento da espiga do milho.

Os preços do tomate começaram a voltar ao padrão normal, após a intensa alta provocada pelo excesso de chuvas nas regiões produtoras em dezembro de 2008.  Os preços da laranja continuam em queda, em função das cotações internacionais do suco. Os preços das carnes suína e bovina continuam em queda, provocada pela menor demanda dos abatedouros, determinada em parte pelo comportamento dos consumidores que não estão pressionando o mercado.

Os índices quadrissemanais, apesar de estarem negativos nesta quadrissemana, tiveram uma leve diminuição no ritmo de baixa, tanto o IqPR quanto o IqPR-V diminuíram, mas com queda na ordem de um ponto percentual, em comparação a primeira quadrissemana de 2009.

O estudo completo está disponível no site do IEA – www.iea.sp.gov.br  

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento