Preços agropecuários: alta de 2,29% na 1ª quadrissemana do mês

Produtos de origem vegetal e animal apresentaram variação positiva de 2,81% e 0,98%, respectivamente

sex, 13/02/2009 - 11h15 | Do Portal do Governo

Os preços recebidos pela agropecuária paulista registraram alta de 2,29%. Os índices dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 2,81% e 0,98%, respectivamente. É o que aponta o levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Os produtos com as maiores altas nesta quadrissemana foram: feijão (26,13%), milho (17,50%), batata (12,86%), laranja para mesa (12,37%), carne de frango (7,22%) e soja (6,91%). Segundo a análise dos pesquisadores, as altas nos preços dos grãos ainda refletem a quebra de safras no sul brasileiro (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), devido à estiagem. No Paraná a maior quebra foi do feijão, que terá produção 38,6% menor que a esperada, para o milho, a redução chega a 31,5%, na soja a seca deverá resultar em perdas de 17%.

Os produtos que apresentaram maiores quedas foram: banana nanica (23,91%), tomate para mesa (18,02%) e carne suína (10,74%). Para a banana, a variação negativa no período reflete a grande oferta de frutas nessa época do ano associada às férias escolares, o que reduz a demanda por essa fruta. Os preços do tomate continuaram em queda, pois ocorreu um ajuste de mercado depois da grande alta verificada no mês de dezembro.

A análise também aponta que a queda de preços da carne suína é influenciada pela retração do consumo, em relação ao período de festa do final do ano, comportamento típico nesta época do ano. O encerramento de contratos de exportações sem que se tenham boas perspectivas de renovação, também podem estar contribuindo para redução das cotações. A expectativa é de retração das exportações e de redirecionamento da oferta ao mercado interno.

No período analisado, 13 produtos apresentaram alta de preços (10 de origem vegetal e 3 de origem animal) e 6 apresentaram queda (3 de origem vegetal e 3 produtos de origem animal).

O estudo completo está disponível no site do IEA – www.iea.sp.gov.br  

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento