Preços agropecuários: alta de 1,79% na terceira quadrissemana

Os produtos de origem vegetal registraram variação positiva de 1,97% e os de origem animal, de 1,31%

sex, 27/02/2009 - 14h06 | Do Portal do Governo

O levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mostra alta de 1,78% nos preços recebidos pelo produtor paulista. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) registraram variação positiva de 1,97% e os de origem animal (IqPR-A) de 1,31%.

Os produtos com as maiores altas foram: ovos (10,79%), laranja para mesa (10,35%), carne de frango (8,36%), amendoim (8%), trigo (7,10%) laranja para indústria (7,07%) e soja (6,86%). As maiores quedas foram: tomate para mesa (30,79%), banana nanica (20,12%), carne suína (18,89%) e feijão (12,33%).

Segundo os pesquisadores do IEA, a alta do preço dos ovos é decorrente da tendência de aumento de consumo, em virtude do início do ano escolar e do período de quaresma. Para a carne de frango, o menor alojamento de pintinhos diminuiu a oferta, contribuindo assim para o aumento das cotações.

Nas laranjas – indústria e mesa– o maior consumo de suco no verão associado à escassez relativa de produto nesta época do ano impulsionou os preços para cima. Além disso, as desvalorizações da moeda nacional frente ao dólar pressionam para elevação dos preços internos de produtos com formação de preços no mercado internacional, casos da laranja para indústria, trigo e soja.

De acordo com a análise, os preços do tomate continuaram em queda, ainda em virtude do ajuste de preço de mercado. Para a banana, a variação negativa no período reflete a grande oferta de frutas nessa época do ano.

No caso do feijão, o recuo dos preços decorre de que, após a safra paranaense ter se normalizado e a quebra absorvida pelo mercado, as colheitas das novas regiões ofertantes nesta época do ano, estão dentro de padrões normais, com relativa sobra de oferta, o que implica em queda dos preços recebidos pelos produtores.

Nesta quadrissemana, os índices quadrissemanais de preços perderam força na tendência de alta, sendo que o IqPR decresceu 0,6 ponto percentual, o IqPR-V 0,5 ponto e o IqPR-A 0,8 ponto percentual, o que demonstra uma ligeira diminuição na recuperação nos preços pagos aos produtores.

O estudo completo está disponível no site do IEA: www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento