Preços agrícolas sobem 3,03% na terceira quadrissemana de novembro

Estudo é realizado pelo Instituto de Economia Agrícola da secretaria de Agricultura e Abastecimento

dom, 28/11/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) subiu 3,03% na terceira quadrissemana de novembro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da secretaria de Agricultura e Abastecimento ( IEA/Apta). A maior alta, 5,92%, foi do índice de produtos de origem animal. Já o índice de produtos de origem vegetal apresentou variação positiva de 1,87%.

Entre os produtos pesquisados, 11 apresentaram alta nos preços, sendo nove de origem vegetal e dois de origem animal. Nove sofreram queda (cinco de origem vegetal e quatro de origem animal). Os aumentos mais expressivos ocorreram nos preços da batata (15,71%), da carne bovina (15,02%), do café (10,22%) e da carne suína (7,20%).

A menor oferta da batata, olerícola perecível, resultou em aumento significativo nos preços nas últimas semanas, dizem os pesquisadores José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti.

As cotações da carne bovina continuam altas em função, de um lado, da entressafra (o período de seca produziu fortes impactos nas pastagens e reduziu a oferta de animais para o abate) e de outro do “ciclo plurianual”, que contribuiu com esta escassez de animais para o abate, afirmam os analistas. O aumento da massa salarial também pressiona a demanda, movimento que ainda explica a alta dos preços da carne suína no mercado interno.

Já os preços do café no mercado internacional subiram devido às pressões da demanda numa conjuntura de menores estoques. Segundo os autores da analise, os aumentos de preços ocorrem em patamares superiores à valorização da moeda brasileira, o que beneficia os cafeicultores. De outro lado, no curto prazo, a formação de expectativas está precificando a escassez conjuntural.

Em relação às quedas, as mais relevantes foram verificadas nos preços do tomate para mesa (25,23%), do feijão (15,09%), da carne de frango (6,86%), do arroz (5,57%), do leite C (5,02%) e da laranja para indústria (4,45%).

Nesta quadrissemana, tanto o índice geral quanto os índices de produtos vegetais e de produtos animais mantiveram a tendência de alta. “Contudo, os produtos básicos como arroz, feijão, carne de frango, ovos, trigo e os leites tiveram variações negativas, o que significa comida mais barata, que não sustenta análises de continuidade da pressão inflacionária sobre os itens da alimentação, ainda que os preços agropecuários, em geral, possam continuar crescendo”, concluem os técnicos do IEA. Isto porque a principal safra nacional de alimentos (arroz com feijão) já está entrando no mercado.

Da secretaria de Agricultura e Abastecimento