Preços agrícolas: recuo de 4,67% na 1ª quadrissemana de julho

Os produtos de origem vegetal apresentaram variação negativa de 10,46%

sex, 13/07/2007 - 22h03 | Do Portal do Governo

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pelo produtor registrou queda de 4,67% na 1ª quadrissemana de julho de 2007. Os produtos de origem vegetal apresentaram variação negativa de 10,46%, porém os produtos de origem animal registraram alta de 7,23%. Destaques para a queda no preço da laranja de mesa e alta na carne de frango.

A queda no preço da laranja de mesa de 35% deve-se à boa oferta nesta época do ano, mas principalmente ao recuo no consumo da fruta, por causa da concorrência dos demais citros e frutas. Outros produtos com baixa foram tomate para mesa (32,59%), batata (23,60%), laranja para indústria (21,59%), algodão (10,48%) e cana-de-açúcar (9,83%). Os produtos com maior alta de preços foram: carne de frango (16,24%), banana nanica (15,23%), ovos (13,90%), feijão (10,44%) e carne suína (5,84%).

Em relação à carne de frango, o bom desempenho das exportações continua pressionando o preço do produto no mercado interno. A baixa oferta dos ovos tem provocado a elevação dos preços deste produto. No caso do leite, a entressafra, associada à escassez do produto no mercado externo, tem pressionado a cotação.

Sem considerar a cana-de-açúcar no cálculo do índice, a variação do índice vai para 2,06% negativos, isto porque a cana-de-açúcar possui grande participação na ponderação do índice. O índice sem a cana cai para 11,09%, porque nesse caso as laranjas são os produtos mais importantes na ponderação desse índice, por apresentar significativas quedas no período.

Em resumo, no período analisado, 12 produtos apresentaram alta de preços (seis de origem vegetal e seis de origem animal), enquanto sete produtos tiveram quedas (todos do segmento vegetal). Apesar do número maior de produtos com alta, a queda do índice foi influenciada pelos produtos de origem vegetal. Informações completas com gráficos no site do IEA: www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

C.M.