Preac divulga edital de projetos de extensão comunitária

A idéia é financiar projetos de extensão universitária que se configurem como ações contínuas de caráter social

seg, 09/04/2007 - 15h10 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp divulgou m Edital de Projetos Anuais na Área de Extensão Comunitária. A idéia é financiar projetos de extensão universitária que se configurem como ações contínuas de caráter social, cultural, desportivo ou educativo, com finalidade definida dentro do conceito de extensão comunitária.

Cada grupo poderá apresentar uma proposta contendo um ou mais projetos de extensão com apenas um professor responsável/orientador e o aval da Coordenação de Extensão e da Diretoria da Unidade envolvida. As propostas serão recebidas na Preac até 11 de maio.

As propostas terão ainda o mesmo formato das solicitações normalmente encaminhadas às agências de fomento, além de conter justificativas sobre os benefícios que sua execução trará à comunidade-alvo do projeto. Deverão ressaltar temas caracterizados como extensão comunitária, de tal forma a evidenciar a importância do financiamento.

Também deve ser explicitado o alcance da proposta, não só em termos de abrangência, em relação às comunidades-alvo, mas também quanto às perspectivas para o futuro.

Para participar do edital, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição na página da Preac (http://www.preac.unicamp.br) e enviar através de mensagem para preac@reitoria.unicamp.br, especificando o assunto: Edital – extensão comunitária ou, então, entregar o formulário preenchido na versão impressa em papel diretamente à Preac.

Em qualquer caso, o projeto completo será encaminhado separadamente à Pró-Reitoria.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), professor Mohamed Habib, este é o primeiro edital na história da Unicamp na área de extensão comunitária.

Ele se destaca por características bastante particulares: exige a presença de alunos no projeto; é dirigido para desenvolvimento de atividades de extensão à sociedade, em setores que têm dificuldade de chegar à Unicamp; exige uma integração direta entre a investigação científica e a formação dos estudantes, não apenas em sua área profissional mas na construção da cidadania como parte fundamental nesse processo; e abre caminho não só para a Unicamp com seu conhecimento ajudar uma comunidade, bem como para que, nesta interação com a comunidae, a Universidade aprenda muito com as comunidades envolvidas nestas propostas.

Dinâmica – Em princípio, o edital contemplará 20 projetos com o valor máximo para cada solicitação de R$ 7.500,00. Havendo disponibilidade financeira, um número maior de projetos poderá ser contemplado.

A Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão Comunitária, composta por coordenadores de extensão das grandes áreas do conhecimento na Unicamp e presidida pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Mohamed Habib, encaminhará as propostas recebidas aos assessores ad hoc, cujos pareceres serão recebidos nesta primeira quinzena de junho.

A Comissão fará a análise e seleção das propostas e a divulgação do resultado no final do mês de junho.

Ao professor responsável/orientador cabe a decisão de aplicação dos recursos aprovados para a proposta. Os itens correspondentes a Material de Consumo e Serviços de Terceiros serão apoiados na rubrica “custeio”, desde que associados à execução dos projetos aprovados.

A prestação de contas ao final do projeto (31 de julho do próximo ano) seguirá os procedimentos estabelecidos pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O professor responsável/orientador apresentará a prestação de contas financeira e o relatório de atividades, até 90 dias após o seu encerramento.

A não apresentação da prestação de contas ou do relatório impede a análise de novas solicitações ou novos financiamentos encaminhados pelo professor. Para fazer o download do formulário de inscrição para a solicitação de auxílio a projetos de extensão comunitária, clique aqui.

Do site da Unicamp