Pré-sal é tema do 4º Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

Estudantes, curiosos e aficionados por ciência devem planejar, construir e operar equipamento capaz de extrair petróleo das camadas do pré-sal

ter, 09/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

É possivel extrair petróleo do fundo do oceano? Nos próximos três meses, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp desafia estudantes, curiosos e aficionados por ciência de todo o País a planejar, construir e operar um equipamento capaz de extrair petróleo das camadas do pré-sal. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 9, e vão até 13 de junho e podem ser feitas pela internet www.mc.unicamp.br.

Existem dois períodos para realizar as inscrições. Até o dia 16 de maio, o preço é de 10 reais para equipes de escolas públicas; 30 para equipes de escolas particulares e 15 para equipes livres. De 17 de maio até 13 de junho, os preços serão 30, 60 e 45 reais, respectivamente. As equipes devem ter entre dois e seis participantes. Para obter mais informações, basta enviar um e-mail para grandedesafio@gmail.com.

São diversas as possibilidades para resolver o desafio. As equipes podem e devem criar o que desejar, desde que observadas as condições especificadas no manual do 4º Grande Desafio. “O ato de criar, de inovar, é muito abastecedor, pois alimenta o sujeito da criação; aí é que se encontra parte da essência desse projeto”, comenta a professora Rosa Maria Siviero, participante do GD há mais de três anos.

A apresentação das engenhocas acontecerá no dia 27 de junho, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), no ‘Grande Dia’. As equipes serão premiadas de acordo com as categorias de inscrição: Fundamental I (6º e 7º anos), Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio e Categoria Livre. Os grupos serão avaliados pelos critérios: criatividade, apresentação, desempenho e processo de desenvolvimento.  Entre os prêmios disputados estão: ‘Solução mais criativa’, ‘Melhor trabalho em equipe’, ‘Melhor desempenho’, ‘Melhor solução’ e ‘Super Solução’. Além de outros, como os divertidos ‘Caracterização da equipe’, ‘Torcida mais animada’ e ‘Equipe Comunitária’.

Em 2009, com apoio do Instituto Sangari, os vencedores levaram para casa livros e kits de ciência. Após o Grande Dia, as equipes visitaram centros e museus de ciência do Estado de São Paulo. Vencedora do prêmio ‘Super Solução’, a equipe ‘Protetores do Futuro’, da EMEF Maria Pavanati Favaro, de Campinas, recebeu como prêmio a oportunidade de batizar o asteroide XD 96 nº 15453, descoberto pelo astrofísico venezuelano Orlando Naranjo. ‘Brasileirinhos’ foi o nome escolhido. Para 2010, a Organização do GD promete novas surpresas.

Museu Exploratório de Ciências e o Grande Desafio

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp coloca-se como um espaço acessível de convívio social, educação e lazer. Com seus projetos multidisciplinares e interativos atua, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico. Seu público-alvo primordial é o infanto-juvenil.

O Grande Desafio é uma atividade da Oficina Desafio, desenvolvida pelo MC Unicamp em parceria com o Instituto Sangari. De forma lúdica e prática, busca incentivar o público estudantil a desdobrar os conhecimentos adquiridos na escola e no dia-a-dia, valorizando o enriquecimento intelectual e humano.

Da Unicamp