Pré-sal é tema de projeto da Unesp

Projeto terá participação de 117 pesquisadores de diversas unidades da instituição

sex, 04/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Unesp está desenvolvendo um estudo sobre a exploração de fontes de energia. Denominado de Núcleo de Estudos Avançados do Mar: um olhar para o pré-sal, o projeto terá participação de 117 pesquisadores de diversas unidades da instituição e será voltado para o desenvolvimento de estudos nas áreas de Geologia, Oceanografia, Recursos Naturais, Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente. 

Esse trabalho será desenvolvido num centro, que será instalado no Câmpus do Litoral Paulista (CLP) da universidade, em São Vicente. O núcleo terá um conjunto de laboratórios, que serão utilizados na forma de multiusuários, e equipamentos de grande e médio porte. O projeto está orçado em cerca de R$ 30 milhões. Seu caráter multidisciplinar possibilita também a criação de novos produtos a partir da biodiversidade, como também o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o crescimento econômico da região. 

Esse projeto, que contará com apoio do Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT), visa a formação de profissionais, principalmente aqueles voltados à área de petróleo. Em um primeiro momento, pretende-se criar cursos de pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos e também nos processos e serviços relacionados ao mar. 

Da Unesp