Pré-inscrição para Paraolimpíadas Escolares vai até 25 de junho

Principal competição paraolímpica estudantil será realizada de 6 a 11 de setembro em São Paulo

qui, 17/06/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Instituições de ensino e de esportes que pretendem inscrever seus alunos atletas para as Paraolimpíadas Escolares 2010 devem fazer a pré-inscrição até o dia 25 de junho. As provas da principal competição paraolímpica estudantil do País acontecerão de 6 a 11 de setembro, em São Paulo.

A expectativa dos organizadores é receber 1.200 participantes, 350 a mais do que na edição de 2009. Cada estado poderá ter uma delegação de 213 pessoas no máximo.  Para definir os atletas que defenderão a sua bandeira, algumas das unidades federativas, como Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe devem organizar seletivas estaduais.

Retomada ano passado, as Paraolimpíadas Escolares contaram com 850 participantes, que representaram 20 estados. Os jogos, que aconteceram em Brasília, revelaram novos talentos em oito modalidades: atletismo, natação, futebol de cinco para cegos, futebol de sete para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha e tênis de mesa.

A edição de 2010 contará com mais duas modalidades: vôlei e tênis em cadeira de rodas. Além disso, os estados de Goiás e Rio Grande do Sul estreiam na competição.

As provas serão disputadas no Clube Espéria (natação, futebol de cinco, tênis em cadeira de rodas, vôlei, judô, futebol de sete e goalball), no Centro Olímpico (atletismo), no Clube Tietê (tênis de mesa) e no Hotel Holiday Inn (bocha).

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência