Prazo para inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura vai até 31 de agosto

Programa apóia entidades que desenvolvem ações culturais para a população

seg, 24/08/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura prorrogou por mais uma semana o prazo de inscrições do Edital de Seleção para Pontos de Cultura no Estado de São Paulo. As entidades interessadas têm até 31 de agosto para enviar a documentação. 

O Edital de Seleção para Pontos de Cultura pretende apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural. O objetivo é agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes. Cada entidade selecionada por meio do concurso público torna-se um Ponto de Cultura.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Ele deverá funcionar como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, etc. 

O Governo, em convênio firmado com o Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento das atividades culturais de 300 Pontos de Cultura. O repasse dos recursos às instituições que tiverem seus projetos selecionados será de R$ 180 mil, ao longo de três anos. 

Podem participar do concurso pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural – incluem-se aí associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias, associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS) e Pontos de Cultura. As instituições devem exercer atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos e estar sediadas no Estado de São Paulo. 

O edital completo está disponível no site www.cultura.sp.gov.br, no ícone Incentivo à Cultura, Editais Comerciais e Concursos.

Da Secretaria da Cultura