Prazo para adesão ao Saresp 2010 vai até 25 de junho

Escolas públicas que desejarem participar da avaliação devem formalizar interesse preenchendo termo de adesão no site da Secretaria da Educação

ter, 15/06/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os municípios e escolas particulares que desejarem participar do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) este ano devem formalizar o interesse preenchendo o termo de adesão disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br), no link Saresp 2010, até 25 de junho.

Assim como em 2009, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas próprias instituições de ensino. No site também está disponível a relação dos documentos que devem ser enviados para o convênio.

No ano passado, o Saresp teve a maior adesão em toda a sua história, contabilizando cerca de 1,5 milhões de alunos em cada um dos três dias de prova. Além da rede estadual, participaram da avaliação estudantes de escolas particulares e municipais.

A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada série/ano.

Sobre o Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista. O objetivo é orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A avaliação é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. O Idesp é calculado por meio de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez. A cada ano a Secretaria da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes (tanto professores como profissionais de apoio) das escolas que superarem as metas ganham um bônus de até 2,9 salários por ano a mais. Dessa forma, cada profissional da rede estadual que atue nessas escolas poderá ganhar praticamente 16 salários anuais.

Da Secretaria da Educação