Prazo de isenção da taxa para curso da Univesp termina na sexta-feira, 5

São 360 vagas para curso de Licenciatura em Ciências Univesp da USP

qua, 03/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe até o dia 5 de agosto, sexta-feira, as inscrições dos candidatos interessados em solicitar isenção total ou redução do pagamento de taxa para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Ciências.

Desenvolvido em parceria com o Programa Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), o curso superior de Licenciatura em Ciências é oferecido na modalidade semipresencial. São 360 vagas divididas em quatro polos nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba.

Com duração de quatro anos, o curso é voltado para a formação e capacitação de professores de ciências do ensino fundamental. Foi concebido de forma inovadora e está estruturado em oito módulos semestrais, compostos por disciplinas relacionadas a grandes eixos temáticos como Terra e Universo; ambiente na Terra; vida e meio ambiente; ser humano e meio ambiente; ser humano, saúde e sociedade; trabalho humano, tecnologia e sociedade. Nos dois últimos períodos, o aluno dedica-se, principalmente, às disciplinas de formação docente e ao trabalho de conclusão de curso.

A modalidade semipresencial proposta pela USP permite maior acessibilidade do aluno ao programa do curso, uma vez que as aulas presenciais se concentram aos sábados, nos períodos da manhã e tarde. Durante a semana, o aluno tem acompanhamento de tutores e educadores, on-line e nos polos, para esclarecimento de dúvidas e reforço na aprendizagem. Além disso, uma equipe composta por especialistas e docentes da USP nas áreas de formação, auxiliados por educadores e profissionais de comunicação, de design gráfico e de web preparam para o estudante orientações de estudo, atividades e diversos recursos como textos, videoaulas, documentários, vídeos e animações. Tudo é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem – sala de aula virtual que permite armazenar não só os materiais didáticos, mas todos os diálogos e interações entre os participantes do curso.

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo Decreto 53.536, de 9/10/2008, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública. A estrutura consorciada da Univesp agrega a USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paula Souza (Ceeteps).

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já foi oferecido, no âmbito do Programa Univesp, o curso de idiomas em inglês e espanhol (Centro Paula Souza), e estão em andamento os cursos de licenciatura em Ciências (USP), especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola (USP) e licenciatura em Pedagogia (Unesp).

Da Agência Imprensa Oficial e da USP