Prazo de inscrição para professor-mediador na região de Prudente termina na sexta, 17

Podem participar docentes inscritos e classificados no processo inicial de atribuição de aulas referente ao ano letivo de 2012

qui, 16/02/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 17, o prazo de inscrições para os interessados em atuar como professor-mediador em escolas estaduais na região da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio. Podem se candidatar docentes efetivos ou estáveis inscritos e classificados no processo inicial de atribuição de aulas da rede estadual referente ao ano letivo de 2012 na respectiva diretoria regional, que tenham optado por atuar em projetos.

No caso dos efetivos, podem se inscrever apenas aqueles que não tiverem jornada de trabalho em sala de aula (adidos), que forem readaptados ou que possuírem carga horária reduzida há mais de um ano. Em relação aos estáveis, podem participar somente os docentes que integram a categoria F.

O cadastro deve ser feito pelo próprio candidato na sede da diretoria de ensino, que fica na praça Dr. Luís Ramos e Silva, 59, centro, em Santo Anastácio, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Para se inscrever no processo de seleção, os interessados devem apresentar: original e cópia do RG e CPF; comprovante de inscrição informatizada para o processo de atribuição de aulas 2012, contendo informações sobre a categoria do candidato e a opção por atuar em projetos; currículo, no qual sejam mencionadas ações de capacitação vivenciadas e/ou certificados de cursos ou comprovação de prévia participação em ações relacionadas aos temas referentes à Proteção Escolar, tais como mediação de conflitos, justiça restaurativa, bullying, articulação comunitária, entre outros; carta de motivação que apresente de forma sucinta as razões pelas quais opta por exercer as funções de Professor-Mediador Escolar e Comunitário, considerando as respectivas atribuições.

Sobre o Professor-Mediador Escolar e Comunitário

A função de Professor-Mediador Escolar e Comunitário foi criada, em março de 2010, como parte do Sistema de Proteção Escolar implantado pela Secretaria de Estado da Educação para proteger as escolas da rede estadual de fatores de risco e vulnerabilidade e aproximar a comunidade da escola.

Vinculado diretamente às unidades escolares, o professor-mediador atua na mediação entre as atividades pedagógicas e as relações interpessoais de toda a comunidade escolar. Constituem suas atribuições: adotar práticas restaurativas e de mediação de potenciais conflitos no ambiente escolar; realizar entrevistas com os pais ou responsáveis dos alunos; analisar os fatores de vulnerabilidade a que possa estar exposto o estudante; orientar a família ou os responsáveis a procurar serviços de proteção social, se necessário; identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas fora do período letivo; e orientar e apoiar os estudantes na prática de seus estudos.

Da Secretaria da Educação