Prática da leitura estimula alunos de escola estadual de Francisco Morato

Unidade da Região Metropolitana de São Paulo busca intensificar atividades do tipo para estudantes do Ensino Fundamental

ter, 18/12/2018 - 15h08 | Do Portal do Governo

Na Escola Estadual Professor Ulysses Sanches Ramires, em Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, o projeto “Amigos Leitores” promove o contato com os livros e estimula a prática dos estudantes da unidade de ensino. Vale destacar que a iniciativa busca intensificar a leitura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

O “Amigos Leitores” surgiu da necessidade de intensificar o trabalho de leitura com os alunos de 5º ano. Durante Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, os professores discutiram sobre fluência leitora e planejaram novas propostas de atividades para o público-alvo. Com isso, alunos dos 5º anos realizaram a leitura de livros pertencentes ao acervo dos alunos menores, de modo criativo.

“Se o aluno do quinto ano lê para o do quarto, o menor compreende a importância da leitura e se espelha no maior. Com a interação, o vínculo se amplia. No intervalo, percebemos os alunos conversando entre si, os maiores com os menores”, avalia o diretor da escola, Durval Gregoleti Junior.

Compreensão

Com mais de cinco anos, a ação é ampla e ajuda na compreensão de várias disciplinas, não apenas da Língua Portuguesa, de acordo com a vice-diretora da unidade, Jaci Perpétua dos Santos. “A interpretação de texto é importante até em Exata. Por isso, é fundamental a prática da competência leitura para qualquer ser humano”, salienta.

“Incentivamos outras crianças a ler, o que é bom”, relata a estudante Yasmin Santos Ferreira, que demonstra satisfação em participar do projeto. Já Mariane Vieira Silva ressalta que se sente feliz por incentivar a leitura. “Através dessa prática, as pessoas aprendem mais e conhecem novas palavras”, diz a aluna.