Praias do Litoral Norte tem melhorias na qualidade

Relatório da Cetesb mostra das 92 praias analisadas em toda a região, 50 permaneceram próprias durante todas as semanas do ano

ter, 07/05/2013 - 13h42 | Do Portal do Governo

O Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Cetesb, mostra uma importante melhora na balneabilidade das praias paulistas no ano de 2012 em relação a 2011. A melhoria dos índices é atribuída aos investimentos do Programa Onda Limpa, da Sabesp, pelo qual a companhia melhora a qualidade de vida da população com grandes obras de coleta e tratamento de esgoto.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A porcentagem de praias próprias o ano todo passou de 23% para 35%, a de ótimas de 3% para 11% e a de péssimas caiu de 14% para 7%. No Litoral Norte, a melhora foi significativa nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. A porcentagem de praias próprias o ano todo subiu de 36% para 54% e o de ótimas, de 5% para 18%, os melhores índices desde 2005. A redução das praias ruins e péssimas foi significativa, de 21% para 9%.

Das 92 praias analisadas em toda a região, 50 permaneceram próprias durante todas as semanas do ano. Na Baixada Santista, o índice de praias péssimas caiu de 28% para 13%. A melhoria foi constatada, principalmente, nos municípios de Bertioga, Praia Grande e Santos.

Parte das bandeiras vermelhas que ainda estão presentes nas praias são deve-se ao lixo jogado nas ruas que acabam sendo levados pela chuva para canais e córregos e, ao final, para o mar. Outro fator muito importante que contribui para a situação são as ligações irregulares de esgotos, que poluem os cursos d’água e, consequentemente, a praia.

Para garantir a eficiência dos investimentos e garantir a limpeza das praias da Baixada e do Litoral Norte, é necessário que os moradores adaptem seus imóveis para que o esgoto seja encaminhado para tratamento. Sem a adaptação interna, o esgoto pode contaminar o meio ambiente.

Do Portal do Governo do Estado