Praia Grande terá novo sistema de coleta e tratamento de esgotos

Serão investidos R$ 55,5 milhões nas obras que atenderão 38 mil pessoas da cidade

qua, 26/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os moradores do bairro Sítio do Campo, em Praia Grande, serão contemplados com o serviço de coleta de esgoto da Sabesp. A construção da nova rede coletora foi concluída e serão executadas as primeiras ligações domiciliares. No total, serão investidos R$ 55,5 milhões nas obras de esgotamento sanitário que atenderão 38 mil pessoas da cidade.

A infraestrutura corresponde a 61 quilômetros de redes coletoras, 4,2 quilômetros de coletores tronco, 8,6 quilômetros de linhas de recalque, 7.600 ligações domiciliares e 17 estações elevatórias para os bairros Jardim Guilhermina, Maxilândia, São Jorge, Antártica, Sítio do Campo, Vila Mirim, Jardim Quietude, Vila Sônia, Tude Bastos, Ocian e Vila Tupy. As obras, que acontecem simultaneamente em diferentes locais, tiveram início em setembro de 2010 e deverão ser entregues gradativamente até 2015.

“Já foram implantados mais de 15 quilômetros de redes coletoras em todos os bairros onde estamos trabalhando. É um investimento que beneficia diretamente moradores, turistas e principalmente o meio ambiente, com a destinação correta do esgoto para tratamento”, disse o coordenador de empreendimentos, engenheiro Celso Eduardo Campos Osse.

Para realizar a ligação do domicílio à rede de esgoto, os proprietários precisam fazer adaptações internas para separar a água da chuva (que deve ser direcionada para a galeria de águas pluviais) do esgoto, pois a rede coletora da Sabesp não é dimensionada para receber água de chuva. A execução da primeira ligação não tem custo ao cliente.

A Empresa orienta sobre as especificações técnicas recomendadas para as instalações internas dos imóveis na Central de Atendimento Telefônico Gratuito 0800 055 0195 ou na Agência de Atendimento ao Cliente da Sabesp em Praia Grande, na Rua João Sampaio, nº. 126, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Universalização

A Sabesp tem a missão de, até 2018, universalizar os serviços de saneamento nas cidades em que atende, isto é, ter 100% de abastecimento de água e 100% de coleta e de tratamento de esgoto. Na Baixada Santista, a Companhia já abastece 100% das áreas conformes – isto é, áreas sem impeditivos legais – e busca atender da mesma forma com a coleta de esgoto.

Levantamento feito pela Companhia mostra que o sistema de abastecimento de água da Empresa tem acompanhado o crescimento imobiliário da região. Nos últimos 10 anos, Praia Grande teve um aumento de 24% nas residências conectadas à rede, acompanhando o percentual apontado pelo IBGE, entre 2000 e 2011, no qual a cidade também teve um aumento de 24% no número de domicílios.

Da Sabesp