Praia Grande ganha centro para reanimação de afogados

Serviço inaugurado nesta segunda, 7, é o primeiro do Estado e funcionará em parceria com o Corpo de Bombeiros

seg, 07/01/2013 - 11h23 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda, 7, o município de Praia Grande passa a contar com o primeiro Centro de Reanimação de Afogados (CRA) do Estado de São Paulo. O serviço, entregue pela Secretaria da Saúde, funcionará na praia, entre o Corpo de Bombeiros do Posto Salvamar e a base do Grupamento Aéreo da Praia Grande.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O objetivo do CRA é ser um serviço especializado no atendimento dos afogados, que na orla paulista representa cerca de 80 óbitos durante o verão, dos quais metade na Praia Grande. O serviço funcionará em parceria com o trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros, oferecendo atendimento pré-hospitalar na areia por meio de uma equipe do Grupo de Resgate e Atendimentos às Urgências (Grau), da Secretaria da Saúde.

O centro vai funcionar das 8h às 19h, com um médico e um enfermeiro por dia. Será equipado com respirador mecânico, desfribilador, equipamentos de monitoramento e ressucitação e também vai receber vítimas de afogamento embarcadas em viaturas terrestres ou aéreas em praias vizinhas. Praia Grande foi escolhida por conta da grande extensão da área de praia e por ser uma região com alta densidade populacional no período de férias.

Do Portal do Governo do Estado