Praia Grande alimenta chama dos Jogos Abertos do Interior

Competição esportiva reunirá 10 mil participantes a partir desta segunda-feira, 15

dom, 14/10/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

A julgar pela organização observada já no congresso técnico realizado no ultimo final de semana, as delegações de todo o Estado de São Paulo podem esperar uma competição memorável para esta edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI).  Eleita para sediar a 71ª  edição dos  Jogos, a cidade de Praia Grande está pronta para receber os 191 municípios e seus 10.000 atletas que disputarão de 15 a 28 de Outubro a maior competição desportiva da América do Sul.

Ocupando o 20º posto na edição passada, em São Bernardo do Campo, sua melhor colocação na história dos JAI,  Praia Grande tem aspirações bem mais audaciosas para este ano, não só no tocante ao quadro de medalhas como também na organização e estrutura disponíveis a todos participantes e torcedores. Dessa forma, a cidade disponibilizou três novos espaços poliesportivos além de dois ginásios com capacidade para três mil lugares,  com  pisos semelhantes aos das arenas da NBA (Liga Norte Americana de Basquete) a mais importante do mundo. Os  espaços receberam a primeira divisão dos esportes coletivos, destaque dos jogos  por contar com equipes de nível internacional. A cerimônia de abertura  acontece no próximo dia 16 (terça-feira) às 19:00h na Praia Guilhermina, na orla marítima do município, fato inédito na história dos jogos.

O secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva  presente no congresso técnico, teceu elogios ao empenho de todos organizadores e voluntários, e se disse grato ao prefeito de Praia Grande Alberto Mourão, e sua equipe, pelo que presenciou. “Estamos atentos a preocupação e o carinho com que os jogos foram preparados”, comentou Claury.

A tradição é uma das várias faces dos JAI.  Disputado desde 1936, os Jogos Abertos do Interior mais que nunca, vêm atraindo jovens esportistas, imprensa, cidades e torcedores  de todo território nacional para o surgimento de novos talentos e futuros ídolos do mundo esportivo. Idealizado por Horácio “Baby” Barioni cronista esportivo e jogador de basquete do então Palestra Itália, os jogos tiveram sua primeira edição disputada na cidade de Monte Alto, na época denominado de “Campeonatos Abertos do Interior” até então disputada apenas por equipes de basquete masculinas, composta  por oito cidades : Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba, Araçatuba, Caçapava, Casa Branca e Uberlândia (MG) que viria a sediar a edição seguinte já com a inclusão da natação.

Em 1938 na cidade de Sorocaba, com a aprovação e a repercussão alcançada os JAI  inclui o atletismo como mais uma modalidade incorporada à competição. Em 1939 o evento passa a ter caráter oficial sendo oficializado junto ao governo do Estado. O nome de Horácio “Baby” Barioni está estreitamente ligado ao nome da competição, o que alguns anos depois, já em 1965,  na 30º edição dos jogos em Santos resultou em uma justa homenagem ao criador da  maior competição desportiva da América do Sul. “Baby” faleceu no dia 06 de Novembro de 1967, porém sua nobre iniciativa permanece viva, circulando por todo interior paulista conforme era seu sonho, e também como forma de lembrar  desta importante personalidade do esporte brasileiro. Mais de sete décadas depois a tocha dos JAI segue alimentando o objetivo de incluir todo cidadão por intermédio da prática esportiva. Os esportistas agradecem a Cidade de Praia Grande por alimentar essa chama.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)