Praças do interior ganham internet sem fio do Acessa SP

Moradores de Itatinga e Aguaí já podem usar a rede wifi gratuitamente

qui, 13/08/2015 - 10h22 | Do Portal do Governo

Navegar na internet pelo celular na praça, ao ar livre, por meio da rede wifi, já é realidade para os moradores de Itatinga e Aguaí, no interior de São Paulo. Nas duas cidades, o programa Acessa SP disponibilizou acesso à internet sem fio e a novidade tem sido aproveitada principalmente pelos jovens.

Em Itatinga, o posto em funcionamento desde 2008 passou a oferecer o wifi aos frequentadores da Praça Major Bello, a principal da cidade, onde fica a Casa do Cidadão, que abriga a unidade local do Acessa SP. No mês de julho foram registradas 2.378 conexões pela rede sem fio.

O novo hábito dos jovens de Itatinga, cidade com pouco mais de 19 mil habitantes, inspirou a professora Vanderléia de Carvalho, que transformou a praça em uma sala de aula. “Na nossa grade curricular tem uma aula sobre mídias e tecnologias e para ensinar essa disciplina levei os jovens para a praça e tivemos uma aula dinâmica, com acesso às redes sociais”, conta.

Em Aguaí, a rede sem fio foi liberada na Praça Governador Carvalho Pinto, próximo a três escolas. Segundo o monitor Paulo Garcia Rosa, quem mais utiliza o sinal de internet via wifi é o público mais jovem, que frequenta a praça como um “ponto de encontro” para brincadeiras, bate-papos e diversões.

Do Portal do Governo do Estado