Praça Roosevelt tem show de samba sábado

Evento acontece das 13 às 22 horas no centro da Capital

qui, 29/11/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Subprefeitura da Sé e da ONG Ação Educativa, realiza no próximo sábado, dia 1º de dezembro, das 13h às 22h, na Praça Roosevelt, o II Encontro de Rodas de Samba de Comunidade – Terreiro Paulista.

A festa, que tem o objetivo de difundir o samba tradicional paulista, vai reunir importantes grupos que mantêm esse gênero musical ativo em suas comunidades, como o Samba da Laje, Samba do Cafofo, Samba da Vela e Berço de Samba de São Mateus.

Na esquina das Ruas João Guimarães e Gravataí, numa área de aproximadamente mil metros quadrados, onde existe uma quadra de futebol, serão montadas seis tendas que trarão curiosidades sobre cada comunidade participante do evento, como fotos, CD’s, camisetas e objetos peculiares que revelam a identidade dos grupos. Além disso, haverá um grande tablado, que receberá a apresentação das rodas de samba.

Estarão se apresentando na quadra o Samba da Laje, do Bairro Vila Santa Catarina; O Berço do Samba, de São Mateus; Samba do Cafofo, da Penha; Nosso Samba, de Osasco; Samba de Pirapora, de Bom Jesus de Pirapora, e Samba da Vela, de Santo Amaro.

A partir das 18h, a programação da festa continua no palco montado no fim da Rua Guimarães Rosa, em frente ao bar Você vai se Quiser. Lá o samba ficará por conta da cantora Graça Braga e sua banda, da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus e da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco.

Durante as apresentações, será realizada uma homenagem a Osvaldinho da Cuíca, com participação especial do Império das Baluartes do Samba de São Paulo, antigas sambistas das escolas de samba de São Paulo.

Oficialmente, o Dia Nacional do Samba é comemorado no domingo, dia 2 de dezembro. A data surgiu nos anos 1940 por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o compositor mineiro visitou Salvador pela primeira vez. A partir de então, a festa foi se espalhando pelo Brasil, virando uma comemoração nacional.

A expectativa de público para o II Encontro de Rodas de Samba é de 5 mil pessoas ao longo do dia. No ano passado, na primeira edição, 2 mil pessoas passaram pela Praça Roosevelt para conferir as apresentações. O evento é aberto ao público. A entrada é gratuita.

Da Secretaria da Cultura